E quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso? “ — João 11:26
Vivemos dias turbulentos, quantas pessoas falecem ao longo dos anos por diversos motivos e doenças, mais esse ano virou manchete estrondosa, por um único diagnóstico.
O cenário de João capítulo 11, conta a realidade atual de muitas famílias, inclusive a minha, a perda de um ente querido, a dor da separação e com um agravante, sem podermos ter o ritual de despedida adequado. Mas Jesus esteve lá, com a família enlutada, a família que Ele tanto amava.
“Esses instantes de Jesus frente ao luto revelam, além de seu poder miraculoso, sua compaixão e ternura pelos enlutados. Jesus não ignora nossas lágrimas e não brinca com nossos sentimentos, pelo contrário, ele é sensível à nossa dor e conhece a intensidade desse sofrimento.” — Trecho do livro Lápide de Lágrimas.
Ao ver chorando Maria e os judeus que a acompanhavam, Jesus agitou-se no espírito e perturbou-se. “Onde o colocaram?”, perguntou ele. “Vem e vê, Senhor”, responderam eles.
Jesus chorou. (João 11:33–35)
Alguns estudos dizem que além da compaixão pela dor da família, Jesus chora pela incredulidade dos homens, por não crer no que Ele dizia. Acredito que apesar de ser um dos poucos registros de Jesus chorando, imagino que Ele era bem chorão, cada vez que ele se retirava para orar, era lágrimas que corria no colo do Pai, pois ele se compadecia pelas almas, e vemos a incredulidade, nessa passagem:
Mas alguns deles disseram: "Ele, que abriu os olhos do cego, não poderia ter impedido que este homem morresse?" (João 11:37)
E a pergunta que fica é: Será que temos chorado pelas almas que tem sido ceifadas, sem crerem n'Ele? Almas que poderiam ter sido ressuscitadas por Jesus, através de nós?
Sim, Jesus se importa!
Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso?" (João 11:25,26)
Desafios
- Vamos, falar de Jesus para alguém essa semana?
- Orar e pedir ao Espirito Santo ajuda, pois ele nos dará a estratégia para falar do amor de Jesus.
- Leia o João 11 e deixe o Espirito Santo ministrar ao seu coração.
Oração
Oh! Meu Amado, eu creio sim, quem crer em ti jamais morrerá. Perdoe-me pelas oportunidades perdidas, e Espirito Santo me ajude, preciso anunciar a palavra da ressurreição a todos quanto eu puder. Amém!
Escrito por Ana Paula Nascimento