Jesus X Orgulho

UMADBRU
2 min readAug 16, 2020

--

Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura. — João 13:5

O meio mais comum para deslocamento entre cidades naquele período, era feito a pé. Condição oportuna para que se enchessem de poeira facilmente, sendo assim, cabia aos servos a tarefa de lavar os pés dos visitantes. Isto proporcionava conforto aos viajantes e demonstrava hospitalidade por parte do anfitrião.

E no capítulo 13 de João, traz uma história inusitada, para nós um dos maiores exemplos que Jesus nos deixou. Era a última ceia de Cristo antes da crucificação, certamente era um momento muito difícil para Ele. Mais mesmo assim se preocupou em nos ensinar até nos seus últimos instantes. O fato é que Jesus nos conhece por inteiro, e ele conhecia seus discípulos.

Em Marcos 9:35 por exemplo, após os discípulos discutirem quem seria o maior no reino dos céus, Jesus da uma resposta: “Se alguém quiser ser o primeiro, será o último, e servo de todos”.

Ao lavar os pés dos discípulos, Jesus fez mais que um simples servo faria. Além de lavar os pés dos seus discípulos, ele os enxugou com a própria toalha que envolvia Seu corpo, uma verdadeira lição de humildade.

Pedro se nega a deixar Jesus lavar seus pés (João 13:6–7). Orgulhosamente Pedro ainda não havia entendido a mensagem de Jesus.

Aí é que mora o perigo!

Quando orgulhosamente não entendemos, que para alcançar o amor e o perdão de Deus, precisamos nos humilhar e reconhecer nossas fraquezas.

Essa história me fez lembrar do meu avô. Um homem muito orgulhoso mais que no fim da sua vida se rendeu ao perdão. Me lembro que naquela semana antes da sua morte eu encontrei ele chorando.

Eu disse a ele: Vô, o senhor disse que homem não chora.
E ele disse: Homem de verdade chora meu filho!

Essa frase me marcou e me fez entender que, na nossa caminhada diária vamos nos “empoeirando” pelas circunstâncias da vida e precisamos constantemente ser lavados pelas águas que fluem do imenso amor de Cristo, águas que curam e que limpam as poeiras que insistem em permanecer em nossas vidas. Precisamos estar sensíveis ao Espirito Santo, que nos alerta sobre os pecados do mundo e permitir que Cristo nos purifique. Dessa forma precisamos aceitar a exortação, permitir que nossos pés sejam lavados e uma vez limpos, passar esta lição de humildade a todos quanto precisarem.

Desafios

  • Seja humilde a ponto de reconhecer que você precisa ser curado;
  • Leia essa passagem João 13:1–20;
  • Leia também: Provérbios 15:33; Filipenses 2:3; Mateus 18:3–4; Provérbios 29:23; Filipenses 2:5–8.

Oração

Senhor Jesus, não permita que o orgulho me tire a visão, não reconhecendo as minhas fraquezas. Que minha vida tenham como exemplo de humildade, o Senhor Jesus Cristo. Amém!

Escrito por Arony Soares

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet