Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo. (Atos 16.14)
Finalizando esta série de devocionais, refletiremos hoje sobre a vida de uma mulher com grande importância para a igreja primitiva. Conhecida como a primeira mulher europeia a ser convertida através de Paulo (que consta na Bíblia), fazendo de sua casa a primeira comunidade cristã de Filipos. Sua breve história é mencionada no livro de Atos 16.11–15.
Lídia, natural da cidade de Tiatira e moradora de Filipos, principal cidade da Macedônia. Uma mulher de negócios bem-sucedida, comerciante de tecidos tingidos de cor púrpura, artigo de luxo para a época. Como uma boa comerciante, Lídia sabia vender e se comunicar muito bem, tinha lugar de destaque e influência na cidade.
Enquanto escutava a mensagem de Paulo (Romanos 10.9–10), a mente de Lídia é aberta compreendendo o evangelho de Jesus, em seguida ela e sua família aceitam o batismo. A alegria toma conta de seu coração, e ela se dispõe a receber os missionários em sua casa, servindo-os com prazer.
Lídia volta a ser mencionada no mesmo capítulo, agora no verso 40, onde Paulo e Silas após saírem da prisão, vão até sua casa para se reunirem com os irmãos já convertidos ao evangelho, ou seja, já havia uma congregação instalada ali.
Com Lídia aprendemos que, não importa o quanto temos materialmente, as coisas de Deus devem ser prioridade em nossas vidas. Ela foi um exemplo de empreendedora que tinha necessidade de Jesus, sede da Palavra. No momento em que Lídia se comprometeu, a obra foi completa. A salvação não entrou apenas em sua vida, mas em toda a sua casa.
Que possamos estar sensíveis a voz de Deus, abrir nossa casa e sermos fonte de salvação, agentes de transformação. Assim como Lídia, que venhamos ser tementes a Ele e colocar tudo à disposição do evangelho.
Desafios
- Leia Atos 16:11–15;
- Assim como Lídia, será que temos disponibilizado nossos recursos materiais e emocionais para o crescimento do Reino?
- Temos vivido o Evangelho de Jesus em nosso ambiente de trabalho? Testemunhando o amor de Deus em nosso dia-a-dia?
- Temos influenciado positivamente com nosso exemplo de vida, principalmente em relação aos que não conhecem a Cristo?
- Temos doado tempo e aberto nosso coração para acolher quem necessita?
Oração
Pai, te agradeço pelo Teu amor e infinita graça. Transforma-me e capacita-me para que eu venha compreender que caminhar contigo é também estar à disposição do próximo. Faz de mim um veículo da Sua graça, em nome de Jesus, amém!
Escrito por Rayssa Grignani.