Disse, porém, Rute: Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. Rute 1:16,17
O livro de Rute é um dos livros que conta um dos romances mais lindos da bíblia, de Rute e Boaz.
A passagem do capítulo 1 versículos 16 a 17 é usado por muitos pastores em casamentos, pois essa deve ser a concordância de uma aliança, “tudo que era meu, passa a ser nosso”.
Mas o que me chama atenção, mais do que a decisão de Rute de não querer voltar para a sua família e amigos, foi abrir mão de uma herança para seguir a sua sogra, exatamente como devia ser o relacionamento de Noemi com Deus.
Foram dez anos de convivência entre noras e sogra, e no momento que Noemi perde seu esposo e seus filhos, ela toma uma decisão que não seria fácil, ela decide abrir mão de seu próprio bem estar , em ter a companhia de suas noras, e as libera para voltar para o convívio de seus familiares. Mas Rute toma uma decisão radical de seguir sua sogra e declara:
“… Não me instes para que te abandone, e deixe de seguir-te; porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Onde quer que morreres morrerei eu, e ali serei sepultada. Faça-me assim o Senhor, e outro tanto, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.” Rute 1:16,17
Creio que a Lealdade à Noemi era tão profunda em Deus, um relacionamento de amor intenso, que gerou essa lealdade em Rute de desejar o que Noemi tinha. A história final de Orfa (sua outra nora) não conhecemos, porém a fidelidade de Rute à sua sogra e ao seu Deus mudou a sua história, tornou-se a bisavô do maior rei de todos os tempos de Israel.
“Mas o amor leal do Senhor, o seu amor eterno, está com os que o temem e a sua justiça com os filhos dos seus filhos, com os que guardam a sua aliança e se lembram de obedecer aos seus preceitos”. Salmos 103:17–18
Desafios
- Como esta a nossa fidelidade ao Deus que é fiel? A nossa lealdade e fé têm despertado desejo aos nossos próximos de servir ao nosso Deus?
- Leia o capítulo 1 de Rute e deixe o Espírito Santo ministrar em seu coração.
Oração
Pai amado, em tempos em que os acordos e compromissos tem sido quebrados tão facilmente, me ajude a permanecer fiel a semelhança de ti Jesus, através do pacto que foi gerado pelo teu sangue derramado ali na cruz, que eu possa transmitir aos meus semelhante essa convicção de Fé e que eu seja leal ao meu próximo.
Escrito por Ana Paula Nascimento