Livra-nos do mal

UMADBRU
3 min readDec 17, 2020

--

“E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém.” — Mateus 6:13

Ao iniciar este versículo no final da oração do Pai nosso, Jesus ensina algo intrigante, “E não nos induza a tentação”. Por que o Senhor está ensinando seus discípulos a orar desta forma?

Quando Deus permite que nós muitas vezes sejamos tentados, é com o propósito de entendermos que podemos confiar na sua sabedoria e na força do seu poder, porque nós muitas das vezes esquecemos desta verdade.

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” (1 Coríntios 10:13)

Quando sobrevém sobre nós alguma adversidade ou provação, é uma oportunidade excelente de nos aperfeiçoarmos na presença do Senhor.

“Em quem vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais um pouco contristados com várias tentações;”
(1 Pedro 1:6)

Pedro cita “necessário”, que significa, algo obrigatório acontecer, no caso as tentações, Pedro aqui está dizendo que é inevitável que não venhamos a sofrer tentações e provações. Mas o próprio apóstolo Pedro fala o porquê nos versículos seguintes.

“Para que a prova da sua fé muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, honra, e gloria na revelação de Jesus Cristo.” (1 Pedro 1:7)

Porém, na maioria das vezes, somos tentados pelos nossos próprios desejos.

“Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; pois Deus não é tentado pelo mal, e ele a ninguém tenta. Mas cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando está o atrai e seduz; então a cobiça, havendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, sendo consumado, gera a morte.” (Tiago 1:13–15)

Creio que Jesus estava querendo dizer aos seus discípulos que nós devemos orar pedindo que Deus nos livre do mal que habita dentro de nós mesmo, do “EU” pecador, do velho Adão que por vezes quer dominar a nossa vida e pecar e fazer tudo aquilo que é contrário a vontade de Deus.

“Mas vejo nos meus membros outra lei que batalha contra a lei do meu entendimento e me prende debaixo da lei do pecado que está nos meus membros. Miserável homem que sou! Quem me livrara do corpo desta morte? Dou graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. Assim que eu mesmo, com o entendimento, sirvo a lei de Deus, mas com a carne a lei do pecado.” (Romanos 7 24,25)

Nos meros pecadores mortais devemos gritar em alta voz: “Deus Livra-me do mal que atua nos membros da minha carne, para que eu possa viver de forma que lhe agrade”.

Desafios

  • Você já passou por alguma situação ruim ou desagradável? Qual foi sua reação diante disso?
  • Sempre que passar por momentos como estes, glorifique a Deus por isso, pois é uma oportunidade de você crescer espiritualmente.

Oração

Pai nosso, obrigado por todas as oportunidades que o Senhor me proporcionou de estar crescendo e amadurecendo a minha fé no Senhor, sei que todas as coisas cooperam para o nosso bem, dai-me sabedoria e graça em todas essas ocasiões, amém.

Escrito por Elias Alencar

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet