Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. — Gálatas 5:22,23
Hoje falaremos da quarta fatia desse fruto: Paciência/longaminidade.
Você sabe o que é ser uma pessoa longânima?
Na bíblia essa palavra no grego, traduzida literalmente de fôlego longo. Em outras passagens é o mesmo que tardio em irar-se. Ela está sempre associada a um atributo divino. Deus sendo sempre misericordioso e longânimo com nós pecadores.
Eu paro pra analisar e percebo que longanimidade é muito mais do que respirar e ignorar. É ser paciente e demonstrar misericórdia com o próximo.
Acho que não preciso me prolongar. Temos frutificado sendo longânimos?
Eu estou longe desse fruto… Vamos buscar exercê-lo?
Desafios
- Decore três versículos referentes a paciência e longanimidade. Provérbios é repleto de versículos práticos para esse fim.
- Procure discernir os momentos do seu dia a dia em que deverias ter sido longânimo. Liste este momento.
- Coloque post it escrito longanimidade em pontos estratégicos, nos lugares que você percebeu a falta de exercitar esse fruto. Assim ficará mais fácil de lembrar dos versículos decorados e por em prática.
Oração
Deus não tenho frutificado como deveria. Me ajude nesse processo de ser discípulo. Quero e desejo exercer todos os frutos, mas só posso com tua graça. Me ajude. Amém.
Escrito por Auriane da Silva