Não deis lugar ao diabo. — Efésios 4:27
Paulo deixa algo muito claro para nós quando ele diz isso: “Não deis lugar ao diabo”. Quando nós entregamos nossas vidas ao Senhorio de Cristo, o diabo não pode fazer o que bem entender das nossas vidas sem o nosso real e total consentimento.
Pedro fala algo parecido na sua segunda carta no capítulo 5 e versículos 8 “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em vosso derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. O diabo anda procurando, assim mesmo como Pedro diz, usando a figura de um leão, de forma estratégica ele procura com muita cautela e cuidado devorar a sua presa. Quando isso acontece, quando ele acha esse “lugar”, essa “brecha”, na vida do ser humano, então ele traz consigo tudo que é próprio de sua natura caída e má. Todo tipo de imoralidades, palavras torpes, mentiras, invejas, tudo isso invade o ser humano de tal forma que se afasta de Deus, por ele ter dado lugar ou deixado essa porta de entrada ao diabo.
O interessante é que no versículo 7 Pedro diz: “Lançai sobre Ele (se referindo a Cristo), toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós”.
Em Cristo nós temos desfrutado de segurança e refúgio, em Cristo nós nos mantemos seguros e guardados e o inimigo não nos toca.
Sabe quando nós damos lugar ao diabo? Quando queremos ser autossuficientes. A nossa autossuficiência mostra para o diabo que nós nos tornamos o senhor da nossa vida, quando a proposta é que Deus seja nosso Senhor e nos governe. Nós devemos ser totalmente dependentes de Cristo, pois é o Espirito Santo que habita em nós. É Ele que diariamente nos mantem firmes contra as astutas ciladas do diabo e que não deixa nossos pés vacilarem.
Devemos nos humilhar debaixo das onipotentes mãos de Deus para que Ele nos mantenha seguros, aí então, nós pequeninos e dependente que somos, estaremos tão plenos de Deus que o diabo não achará espaço ou brechas em nossas vidas.
Desafios
- Procure identificar qual área de sua vida tem encontrado dificuldades e ainda não conseguiu vencer;
- Trabalhe em cima disso, peça a Deus forca em oração e principalmente reconheça que és dependente de Deus para vencer;
- Converse com seu pastor ou líder para que possa te ajudar.
Oração
Senhor Deus, me ajude a não cair em tentação, reconheço que sou falho e pecador pai, lanço sobre ti todas minhas ansiedades e dificuldades, me ajude a vencer mais um dia e me manter em sua presença, pois eu sou dependente de ti Senhor. Amém!
Escrito por Elias Alencar