Nossa Identidade

UMADBRU
3 min readJan 30, 2021

--

Então disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. — Gênesis 1:26 A

É lindo ver um pintor desenhar em uma tela em branco, com sua habilidade do nada ele faz uma linda paisagem. Essa é a sensação que tenho quando leio o livro de Gênesis, Vejo a mão do Pai Eterno desenhando com cuidado cada detalhe o universo e o homem a coroa de sua criação, com uma ressalva, “à imagem e semelhança” do criador. Magnífico!

De volta ao início, esse versículo (Gn 1: 26) representa exatamente a essência da nossa existência, o proposito real de nossa identidade definida na criação. Deus não criou pequenos deuses, mas seres humanos com características que o representasse e lembrassem o próprio Deus:

“O ser foi criado com a capacidade de criar, se relacionar, sentir, amar e servir, escolher, entre outras, que foi danificado pela queda. Homem ainda possui a capacidade de criar, mas agora ele cria coisas que prejudicam seus semelhantes, Ele cria remédios que curam, mas também cria drogas que mata. Do átomo que Deus criou o homem criou a bomba atômica, que mata e destrói, a capacidade relacional do homem que era enriquecida por sentimentos afetivos de servir sem pensar em recompensas, agora busca seu próprio interesse. O amor , que antes procurava apenas o bem- estar do outro , agora é egoísta, e como resultado o homem mata quando não sente amado e mata mesmo aqueles que de quem recebia amor.” — Lisânias Moura

E sendo assim o homem quis satisfazer seu próprio ego seus próprios instintos e cada vez mais afastou-se de Deus, ou seja, se tornou escravo do pecado. Perdeu a sua Identidade.

Mas é em Jesus que temos o resgate de nossa identidade. Por isso ele nos deixou as bem-aventuranças (Mateus 5:1–12), e devemos buscar desenvolver em nós o fruto do Espirito (Gálatas 5.22–23) e amor descrito por Paulo (I Coríntios 13). Jesus é o padrão perfeito, Ele que temos que seguir e permitimos que Ele viva em Nós e Ele encaminhará os nossos passos, e abandonaremos a velha natureza.

“Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade proveniente da verdade.” (Efésios 4:22–24)

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” (2 Coríntios 5:17)

Desafios

  • O desejo de nosso Pai é que reflitamos a sua Glória através de valores, atitudes e caráter próprios d’Ele. “Adote uma maneira completamente nova de viver — uma vida moldada por Deus, uma vida renovada no interior e que se manifeste na conduta de vocês, à medida que Deus reproduz detalhadamente o caráter dele em vocês. (Efésios 4.22)
  • Medite: Em que área de minha vida o Espirito Santo precisa operar para me tornar semelhante a Cristo?

Oração

Espírito Santo produza em mim o caráter de Cristo, trabalhe em mim, que eu seja cada dia mais dependente de Ti e que escute mais a sua voz e lhe obedeça, molda-me, pois não quero viver mais sem cumprir o proposito pela qual fui criado(a), ser Imagem e Semelhança do meu Criador e Salvador Jesus Cristo.

Escrito por Ana Paula Nascimento

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet