Por isso vos digo: Não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber, nem pelo vosso corpo quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que as vestes? — Mateus 6: 25
Há alguns especialistas que dizem que a ansiedade já é o mal do século, existem algumas definições para a ansiedade, uns dizem que é algo natural do ser humano, isso quando ela é, de certa forma, controlada e não causa nenhum descontrole ou distúrbio mental, já alguns, a definem como sendo algo muito grave, que pode gerar muitos distúrbios tanto físicos, quanto mentais, causando falta de memória, insônias dificuldades na tomada de decisões, etc.
Agora vejamos o ponto de vista de Jesus sobre esses cuidados exagerados com a vida e demais coisas do cotidiano. Jesus cita duas necessidades básicas do ser humano, o alimento e as vestes, e nunca essas duas questões foram de tamanha preocupação para nos dias de hoje.
Não há nenhum problema em nos preocuparmos com necessidades matérias, até porque nós vivemos aqui neste mundo físico e precisamos estar bem alimentos e vestidos (Filipenses 2:21). Quando Jesus cita “não fiquem ansiosos” era com a preocupação indevida, o medo excessivo do amanhã que nos impede de viver hoje, isso é preocupante.
Penso que essa ansiedade e preocupação excessiva com o amanhã, pode ser uma falta de confiança em Deus. No verso de número 32 Jesus diz: “Porque vosso pai celestial sabe que necessitais de todas essas coisas”. Agora eu te pergunto, se este Deus soberano que conhece e sonda os nossos corações e nossos pensamentos, este mesmo Deus que neste mesmo texto cita que observa os lírios do campo que floresce em um dia e no outro murcha, você acha que este Deus não conhece suas necessidades e suas preocupações? Falta-nos lançar sobre Ele as nossas ansiedades e Ele cuidara de nós (1 Pedro 5:7), falta-nos confiança nEle!
Esta falta de confiança é um problema, pois isso mostra o quanto autossuficiente nós queremos ser e o quanto nós não somos dependentes de Deus, precisamos reconhecer que dependemos de Deus de forma diária em todos os detalhes de nossa vida. Pare agora e fique um minuto sem respirar…conseguiu? Talvez você conseguiu, mas se eu te pedir para ficar cinco minutos? Perceba que até para nós, o respirar este ar puro provém de Deus, somos totalmente dependentes dEle, estamos totalmente em suas mãos e precisamos reconhecer e entender isso.
Jesus ainda diz: “Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas, portanto não andeis ansiosos com o dia de amanhã, basta cada dia o seu mal.”.
O dia de amanhã só a Deus pertence e nós devemos viver o hoje intensamente, vivendo uma vida de confiança em Deus buscando o seu reino e praticando sua justiça, assim veremos o cuidado de Deus para com a nossa vida nos mínimos detalhes, pois se Ele alimenta os pássaros do campo que dirá nós, obra de suas mãos. Portanto, não ande ansioso(a) ou preocupado(a) de forma demasiada, pois esse Deus que observa e conta cada fio de cabelo de sua cabeça está cuidando de você.
Desafios
- O que tem feito você perder o sono esses dias?
- Faça um propósito, quando estiver em oração lance nas mãos de Deus suas preocupações;
- Faça uma breve retrospectiva, e então perceba o quanto Deus tem cuidado de você nos mínimos detalhes;
- Por fim, assim como Jesus orienta, ocupe-se com as coisas do reino de Deus e que o Senhor seja a primazia em seu coração.
Oração
Senhor meu Deus, obrigado por cuidar de mim nos mínimos detalhes da minha, me ajude a confiar em ti de forma que eu esteja mais preocupado com o dia de amanhã a tal ponto que venha atrapalhar-me de viver o hoje, que o Senhor venha ser a primazia do meu ser hoje e sempre, amém.
Escrito por Elias Alencar