Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, com o qual vocês foram selados para o dia da redenção. — Efésios 4:30
A palavra de Deus é o nosso manual de vida, quantos acertos temos quando meditamos e a praticamos!
Ao longo dessa semana podemos meditar em condutas e atitudes que não fazem parte do Caráter de Cristo, como mentir, irar-se, fazer mal ao próximo, etc.. Perceba que quando agimos assim, infringimos diretamente o primeiro mandamento “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento” e como todas as condutas estão relacionadas ao próximo, também infringimos o segundo mandamento “Ame ao próximo como a ti mesmo" (Mateus 22:27–29).
O apóstolo Paulo nos adverte, não entristeça o Espirito de Deus, pois ele nos zelou para vida eterna. Parece complexo, porém é simples, ou seja, o Espirito Santo habita em nós, é o Deus em todos (Efésios 4:6). Quando a casa é d'Ele, é ele que vai dominar as minhas vontades, minhas atitudes e meus sentimentos.
Essa semana, ao teclar com uma amiga, uma palavra mal colocada, um assunto fora do contexto, apareceu um “aff” e em seguida um emotions com carinha de triste, a princípio não percebi, pensei que era uma brincadeira, mas após um silencio estarrecedor, o Espirito Santo me fez entender que “é assim que Eu me entristeço”.
Todas as vezes que nossas razões, “o ego”, no relacionamento com o próximo, sobrepõe ao bem maior de mansidão, temperança, tolerar uns aos outros em amor, ou negligenciamos a sua presença em nossa vida, dessa maneira O entristecemos.
Portanto, quanto mais íntimos estivermos d'Ele, mais sensíveis seremos e o caráter de Cristo será forjado em nós, pois somos zelados pelo Espirito para viver bem com o nosso próximo. “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês…” (Efésios 4:29ª). Em tempo de mídias sociais: “nenhuma digitação torpe, saia de nossos dedos”.
Desafio
- Pare e pense. Você entristeceu alguém essa semana? Pergunte ao Senhor: Estou fazendo algo que O entristece? Quando Ele te revelar, mude de atitude, arrependa-se!
- Medite novamente em todo esse capítulo de Efésios 4, quantas vezes for necessário e anote o que entristece e alegra o Espirito Santo, e o convide para o agir d'Ele em sua vida todos os dias a todo instante e vivamos em sua plenitude. “Vocês são filhos queridos e por isso devem ser como ele.” (Efésios 5:1)
Oração
Meu Pai Eterno, me perdoe por vezes esquecer que Tu moras em mim, quero acerta, portanto mais uma vez me arrependo, desejo ter a essência do teu Espirito em meu ser. Perdoe-me Espirito Santo por todas as vezes que Te entristeci, almejo com todo meu ser, Te alegrar e que eu tenha o caráter do meu Salvador e amado Jesus Cristo. Por isso te louvo: https://www.youtube.com/watch?v=QuTd9NYHThs
Escrito por Ana Paula Nascimento