“Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez.” — Filipenses 4.12 ARA
Paulo como exemplo de cristão, ilustrava através de sua vida o contentamento que estava, encorajando os filipenses a buscarem. Durante sua carreira como missionário, Paulo aprendeu a se satisfazer e crer na providência e cuidado de Deus para com ele.
Conforme seu relato em 2 Coríntios 11:23–33, Paulo enfrentou diversas situações difíceis, mas aprendeu a se contentar, pois sua perspectiva era eterna e não terrena. O contentamento nada mais é do que “estar satisfeito”, logo, Paulo estava certo de que sua satisfação era suprida por Cristo.
“De fato, grande fonte de lucro é a piedade com o contentamento. Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.” (1 Timóteo 6:6–8)
O autor Rick Warren destaca em seu livro, Uma vida com propósitos: “O fato de a Terra não ser nosso lar definitivo explica por que, como seguidores de Jesus, experimentamos dificuldades, aflições e rejeições neste mundo.”
Nosso contentamento está totalmente ligado à nossa confiança no cuidado de Deus, é nEle que devemos estar fortalecidos e descansar. Somente nessa entrega total é que podemos dizer: “Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4:13)
Desafios
- Leia o livro “Uma vida com propósito” do autor Rick Warren. Através de uma jornada espiritual, você compreenderá as prioridades desta vida, além de entender por que estamos aqui.
- Que possamos resistir à tendência materialista que nos rodeia, aprendendo a nos contentar e agradecer pelo o que temos. Tendo como primazia, o cuidado com a vida espiritual.
- Liste seus agradecimentos a Deus. Este louvor pode lhe ajudar a lembrá-los: https://www.youtube.com/watch?v=7zZk-u8eAXg
- Ouça este lindo louvor que complementa o tema aqui mencionado: https://www.youtube.com/watch?v=AHXYd0RwiT4
Oração
Pai, te agradecemos por fazer de nós Tua habitação e nos guardar diante das adversidades da vida. Aquieta nossos corações e capacita-nos para que venhamos viver contentes e alegres em qualquer situação, sendo exemplos de discípulos, em nome de Jesus, amém!
Escrito por Rayssa Grignani