“O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo. Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. ” (1 Reis 19:3,4)
Elias, estava passando talvez, pela sua maior crise interna e emocional de sua trajetória. Estava com medo, ficou só e pediu a morte, parece muito familiar não é mesmo? As crises da vida tem lá seus motivos, não é mesmo? No caso de Elias, ele estava sendo perseguido, jurado de morte e sem esperança, o engraçado é que se você analisar o capítulo 18, vai observar um Elias totalmente diferente, cheio de coragem e fé, parecia um leão, mas diante das ameaças de uma mulher, o fez temer e pedir a própria morte.
Isso me faz entender que o ser humano, vendo por este aspecto da vida de Elias, tem lá seus altos e baixos, a vida, o mundo e suas adversidades pegam pesado realmente, e as vezes nos fazem até termos uma crise de identidade, perdermos o rumo e da até vontade de sumir. Sim, somos frágeis e compreendo plenamente isso, quem nunca teve uma crise assim que atire a primeira pedra (risos).
A questão está em diante destes momentos caóticos que a vida proporciona, entender que Deus está conosco. Cristo mesmo já nos alertou acerca desta verdade.
“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. ” (João 16:33)
Jesus também disse que estará conosco todos os dias.
“E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mateus 28:20)
É certo que enfrentaremos desertos na vida, seja em qual área for, sempre tenha em mente que o Deus que sustentou Elias e o animou para que ele se alimentasse e continuasse a jornada, é o mesmo Deus que está presente entre nós, Ele se encarnou e habitou entre nós pra que de uma vez por todas nós entendêssemos que Ele deseja um relacionamento continuo e diário conosco, pois o Deus encarnado que conhece nosso interior, quando passarmos pelos desertos e sentirmos medo, Ele segurará a nossa mão bem forte e não nos deixara desanimar e desistir da jornada, e nem da vida.
Desafio
Seja luz na vida de alguém que esteja passando por uma tormenta da vida, alimente ela com o pão do céu que você conhece, segure bem firme na mão dela e diga: “Eu estou contigo”.
Oração
Pai querido, obrigado(a) pelos momentos que eu me encontrei em crises e desafios na vida e tu estava comigo, se não fosse sua presença eu teria perecido. Que eu possa ser luz e abrigo para aqueles que estão passando por alguma tormenta da vida, para as guiar até o Senhor que é o caminho e aquele que acalma a tempestade da alma e nos tranquiliza em segurança.
Escrito por Elias Alencar