O Deus Onisciente

UMADBRU
3 min readJun 25, 2020

--

"tu me viste antes de eu ter nascido. Os dias que me deste para viver foram todos escritos no teu livro quando ainda nenhum deles existia." — Sl 139:16

Certa vez escutei uma pregação onde o pregador estava falando a respeito do pecado de Adão. Na conjectura que ele fez, quando o homem pecou, a trindade se reuniu para decidir o que seria feito. Depois de meia hora de reunião, Jesus se levantou e disse: "Pai, deixa comigo, eu vou para a Terra redimir a humanidade".

Na época eu havia tomado isso como verdade, mas quando vamos amadurecendo, vemos que esse tipo de pregação é totalmente antibíblica e bate de frente com um dos atributos de Deus, que é a sua onisciência. O nosso Deus jamais foi um Deus reativo (que toma suas atitudes com base nas nossas decisões), muito pelo ao contrário, desde a eternidade Ele já sabia de tudo o que iria acontecer.

Na palavra, vemos que o pecado de Adão já havia sido previsto pois o cordeiro da reconciliação já estava morto antes da fundação do mundo. Podemos ver claramente isso em 1 Pe 1:18–20.

"sabendo que não foi mediante coisas perecíveis, como prata ou ouro, que vocês foram resgatados da vida inútil que seus pais lhes legaram, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula. Ele foi conhecido antes da fundação do mundo, mas foi manifestado nestes últimos tempos, em favor de vocês." — 1 Pe 1:18–20

A morte de Jesus não foi o plano B, a remissão dos nossos pecados por meio de Cristo sempre fez parte do plano original de Deus.

Não há nada que não esteja patente aos olhos de Deus, Ele conhece o passado, o presente e o futuro, e além de tudo, o que se passa dentro de você, assim como o salmista do Salmo 139 retrata:

SENHOR, tu me sondaste, e me conheces.
Tu sabes o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento.
Cercas o meu andar, e o meu deitar; e conheces todos os meus caminhos.
Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces. — Sl 139:1–4

Ou seja, todos os seus traumas, medos e até mesmo os seus pecados mais ocultos são contemplados por Deus, e por mais que Ele saiba de tudo isso, Ele espera que você conte para Ele, pois Ele é um Deus relacional.

Desafios

  • Pare para pensar na magnitude do conhecimento de Deus, o quão terrivelmente maravilhoso é o nosso Deus que sabe de tudo aquilo que fazemos e pensamos e ainda decide nos amar e perdoar.
  • Pare de fazer orações com o piloto automático ativado, e realmente comece a ter uma conversa com o Papai expondo todas as suas fragilidades já conhecidas por Ele. Ele te entende melhor do que você mesmo, ninguém melhor que Ele para te falar o que precisa ser mudado em você.

Oração

Pai, eu sei que sabes de todas as coisas, porém faço questão de conversar contigo, pois somente quando estou em contato contigo eu me sinto verdadeiramente amado. Obrigado por me ouvir, sou como uma criança pequena que conta tudo o que fez para o pai, e o Senhor, como um pai amoroso, demostra toda a sua alegria como se estivesse escutando tudo isso pela primeira vez. Amém!

Escrito por Jonas Araldi

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet