O Deus Santo nos convida a santidade

UMADBRU
3 min readJul 9, 2020

--

Portanto santificai-vos, e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus. — Lv 20:7

Quando falamos da santidade de Deus, a primeira coisa que me vem a mente é Isaías 6. Nesse capítulo temos uma descrição detalhada da sala do trono, e conforme vamos lendo, conseguimos de uma forma bem limitada, vislumbrar a glória e a santidade de Deus.

Isaías vai relatar sobre os serafins e a afirmação que eles fazem na presença de Deus que é: "Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória." (Is 6:3). A expressão "Santo, Santo, Santo" não é uma simples repetição e sim demonstra uma santidade fora do comum, a de um Deus Santíssimo. O fato é que, não há ninguém mais puro, santo e perfeito que o nosso Deus e nunca poderá existir. O mais interessante é que os anjos não se cansam de repetir isso, a prova disso está em Apocalipse 4:8, onde encontramos os mesmos anjos exclamando: "Santo, Santo, Santo".

Assim como servimos um Deus santo, precisamos também ser santos, e isso não é uma tarefa fácil. Quando nos convertemos, nós nascemos de novo no espírito e nos tornamos justos por meio de Cristo, mas não nos tornamos santos imediatamente, precisamos passar por um processo chamado de santificação, que basicamente irá acontecer na nossa alma, que detêm todos os nossos sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato).

Esse processo de santificação é longo. Ele perdurará até o dia em que o Senhor vier nos buscar, enquanto isso, temos essa luta constante entre a carne e o espírito, conforme Paulo revela em Gálatas 4:17: "Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.". Mas Jonas, qual lado vence nessa história? Bem, o lado que você alimentar! Lembrando que se você não alimentar o espiritual, através das disciplinas espirituais (oração, leitura da palavra, jejum, etc.) automaticamente você está alimentando a carne.

Por fim, deixo um versículo muito conhecido para a sua meditação:

De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. (Salmos 119:9)

Desafio

  • Leia o relato de Isaias sobre a sala do trono (Is 6) e tente montar algo parecido na sua mente usando a criatividade.
  • Tente se imaginar diante de Deus. Se coloque no lugar de Isaias e reconheça o quão falho você é perante Ele.
  • Peça a Deus que Ele te fortaleça para que você possa suportar as tentações da carne.
  • Leve a sério as disciplinas espirituais: Leitura bíblica, oração, jejum, etc.

Oração

Santo, Santo, Santo é o Senhor, toda a terra está cheia da sua glória! Que eu venha a cada dia mais me santificar e me tornar mais parecido contigo Jesus, até o grande dia em que nos encontraremos nos céus. Amém.

Escrito por Jonas Araldi

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet