“Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros”. (João 13:35 NVI)
É curioso pensar, que ser discípulo de Jesus é ouvir Seu chamado para nos transformar n’Ele e aceitar a sua missão de amar com amor d’Ele, o amor do Calvário: “e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus.” (Efésios 5:2). Essa passagem nos ensina que deve ser um exercício diário, sermos semelhante a Cristo, amar com amor entregue na cruz, sermos o Jesus que lava os pés, e que fomos perdoados.
Pare e pense — um discípulo de Cristo ama “Lázaros”! Essa é a demanda do amor diante de tanta atrocidade, você saber que Jesus morreu para salvar a todos, e até o último suspiro, Ele dá a chance para que todos se arrependam e aceitem esse amor. E nós como discípulos devemos nos entristecer por aqueles que não o aceitam ou rejeitaram esse amor a tempo.
“Por amor a nós, ele suporta todas as coisas. Ele tem fé e esperança inabaláveis em nossa transformação, porque conhece o poder do Seu amor. Sabe que um dia o levará para estar com ele. Ele suportou e continua a suportar todas as coisas por amor a você. Seu amor nunca termina. Nunca.” (Elyse M Fitzpatrick)
E com esse amor Jesus convida seus discípulos amar como Ele amou, e constantemente olhar para cruz, lembrar da expressão do Seu amor. Quando sentimos traídos ou injustiçados no nosso próprio eu, e bate aquele senso de justiça própria, ou a tentação de ceder a ira com nosso próximo, devemos lembrar-nos que, assim como nosso Salvador morreu por nós, morreu pelo nosso próximo também, e quando nos rendemos nesse amor do calvário, nossas atitudes são transformadas.
Assim compreendemos melhor quando Cristo diz, que devemos amar Ele mais do que nossa família e a nós mesmos (Lucas 14:26) porque se Ele for a fonte do amor, amaremos e perdoaremos as falhas dos outros, assim como Ele me ama e perdoa as minhas falhas. Só quando nós encontramos esse amor n’Ele é que podemos amar o próximo verdadeiramente, assim todos reconheceram que somos discípulos de Cristo.
Desafios
- Discípulos, exercitemos o amor antes de qualquer reação ou resposta aos pecados dos outros e aos nossos próprios, lembrar-nos do calvário e com certeza sentiremos a graça de Cristo nos envolver;
- Sugestão de livro: O custo do discipulado — Jonas Madureira.
Oração
Senhor, pela fé que habitas em meu coração, que eu esteja arraigada(o) e alicerçada(o) em Seu amor e que eu possa compreender a largura, o comprimento, altura e a profundidade, e conhecer o Seu amor que excede todo entendimento, que eu possa ser cheia(o) de toda a plenitude do PAI, e seja reconhecida(o) como um discípulo Teu.
Escrito por Ana Paula Nascimento