O discipulado envolve sofrimento

UMADBRU
3 min readJul 2, 2021

--

“Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me.” (Lucas 9:23)

Inúmeros são os sofrimentos que experimentamos nesta curta vida. Os sofrimentos fazem parte da nossa jornada, afinal, é por meio deles que somos lapidados ao caráter de Cristo, e a maturidade em nós é gerada.

Quanta das vezes damos até aquela pausa, respiramos fundo e pensamos: “Por que isso está acontecendo comigo?”. Saiba que se você constantemente vive momentos assim, você está no caminho certo. Isso mesmo, o verdadeiro discipulado exige cruz e sofrimento. Viver mediante a graça oferecida por Cristo custa a nossa vida inteira (2 Timóteo 3:12). É uma perda que gera ganho. Quem perde a vida por causa de Cristo e do Evangelho, a salvará. O que fazemos por Cristo será sempre recompensado. (Romanos 8:18).

Precisamos entender que, “O discípulo não está acima do seu mestre” (Lucas 6.40), para que esteja isento do sofrimento nesta vida, mas, devemos estar cientes e suportar os sofrimentos e rejeições, assim como Cristo enfrentou por nós. Em Lucas 14.27, Jesus diz: “aquele que não carrega sua cruz e não me segue não pode ser meu discípulo”.

O comportamento de Estevão é um exemplo de discípulo de Jesus diante do sofrimento. Enquanto o apedrejavam, Estevão em nenhum momento reclamou ou questionou, mas intercedeu ao Senhor em favor de seus agressores: “Senhor, não os considerem culpados deste pecado” (Atos 7.60).

Certamente, Jesus sabia que o mundo rejeitaria seus discípulos. A reação que Ele espera de nós, contrário ao ódio, é o amor, e quanto ao sofrimento, que suportemos com alegria e perseverança. Que nossa motivação ao enfrentar os sofrimentos, seja a nossa fidelidade a Jesus, que com sua infinita graça nos capacita e nos faz lembrar que isso tudo é passageiro, há uma glória maior a ser revelada em Cristo Jesus.

“Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.”
(2 Coríntios 4:16–18)

Desafios

No versículo em destaque, Jesus deixa quatro exigências claras aos que desejarem tornar-se um discípulo: “Se alguém quiser (voluntariedade) acompanhar-me, negue-se a si mesmo (renúncia), tome diariamente a sua cruz (sacrifício) e siga-me (submissão).” (Lucas 9:23).

  • Como temos atendido a essas exigências?
  • Estamos desejosos e totalmente dispostos a sofrer e perder a vida por Cristo?

Oração

Pai, perdoa-me pelas vezes em que questionei as aflições desta vida. Faz-me cada dia mais fiel a Ti, e molda-me conforme o Teu querer. Por mais que doa, e eu não compreenda, sei que tens o melhor para mim. Transborda meu coração do Teu amor e paz. Quero ser um(a) verdadeira(o) discípula(o). Amém!

Escrito por Rayssa Grignani.

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet