O discipulado exige renúncia

UMADBRU
2 min readJun 30, 2021

--

“Se alguém vem a mim e ama o seu pai, sua mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e até sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. (Lucas 14:26)

Uma das partes mais difíceis do Evangelho com certeza é a renúncia. A renúncia não nos agrada, não queremos abrir mão de nós mesmos, dos nossos planos e dos nossos pecados. Essa é a realidade.

Porém, bem sabemos também que, para ser um discípulo de Cristo é necessário renunciar, o que também pode ser traduzido como “negar-se a si mesmo”.

Jesus dizia a todos: “Se alguém quiser acompanhar-me, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. (Lucas 9:23)

Jesus não somente nos ensinou que devemos renunciar, mas viveu uma vida de renúncia. Ele é nosso maior exemplo.

Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. (Filipenses 2:6–8)

O que é triste é que muitos querem adaptar o Evangelho para satisfazer suas próprias vontades, negligenciando totalmente o que Jesus nos ensinou a cerca da renúncia. Pregam uma mensagem para massagear o ego dos ouvintes ao invés de confronta-los, afinal, é muito mais conveniente pregar e ouvir uma mensagem suave e leve do que uma mensagem como a “Pecadores nas mãos de um Deus irado” de Jonathan Edwards.

Esse pré-requisito para ser um discípulo não é tão simples quanto parece, pois a renúncia não acontece em um momento específico de nossas vidas, mas é uma escolha diária que precisamos tomar para verdadeiramente sermos discípulos de Cristo.

Porque a carne luta contra o Espírito, e o Espírito luta contra a carne, porque são opostos entre si, para que vocês não façam o que querem. (Gálatas 5:17)

Desafios

  • Reflita: O que você precisa renunciar?
  • Lembre-se: A nossa luta é diária, portanto vença um dia de cada vez.

Oração

Pai, acrescenta minha força e minha fé para que todos os dias da minha vida eu possa renunciar a mim mesmo, levar minha cruz e te seguir. Amém.

Escrito por Jonas Araldi

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet