Todos os que ouviam Saulo ficavam admirados e perguntavam: — Não é este o homem que em Jerusalém estava matando todos os seguidores de Jesus? Não foi ele que veio até aqui para prender e levar essa gente aos chefes dos sacerdotes? (Atos 9:21)
Apóstolo Paulo, que história meus amigos! Para mim, um dos maiores influenciadores do evangelho narrados na bíblia. O relato de sua conversão, bem como todo o seu trajeto de vida é impactante, um exemplo real de transformação.
Ao lermos o versículo em destaque (Atos 9:21), observamos a visão que a sociedade tinha de Saulo. Um opositor da igreja, que entrava nas sinagogas, açoitava os crentes levando-os a prisão, um mero monstro social. “Muitas vezes ia de uma sinagoga para outra a fim de castigá-los, e tentava forçá-los a blasfemar. Em minha fúria contra eles, cheguei a ir a cidades estrangeiras para persegui-los” (Atos 26:11). Para Saulo, Jesus morto e pregado na cruz, não poderia ser o salvador do mundo.
O mais incrível é que, Saulo não se converteu, ele foi convertido. A causa de sua conversão foi a infinita graça e misericórdia de Deus, mediante seu encontro com Jesus a caminho de Damasco, “Ele caiu no chão e ouviu uma voz que dizia: — Saulo, Saulo, por que você me persegue?” (Atos 9.4). Foi Jesus quem o encontrou e resgatou.
No decorrer do texto observamos algumas evidências da real conversão de Saulo, começando pelo jejum e oração, “Ele ficou três dias sem poder ver e durante esses dias não comeu nem bebeu nada” (Atos 9:9), Ananias tem a confirmação de que Saulo estava convertido.
“E o Senhor lhe disse: — Apronte-se, e vá até a casa de Judas, na rua Direita, e procure um homem chamado Saulo, da cidade de Tarso. Ele está orando” (Atos 9:11)
“Então Ananias foi, entrou na casa de Judas, pôs as mãos sobre Saulo e disse: — Saulo, meu irmão, o Senhor que me mandou aqui é o mesmo Jesus que você viu na estrada de Damasco. Ele me mandou para que você veja de novo e fique cheio do Espírito Santo. No mesmo instante umas coisas parecidas com escamas caíram dos olhos de Saulo, e ele pôde ver de novo. Ele se levantou e foi batizado;” (Atos 9:17,18)
Se somos convertidos, temos o Espírito Santo, logo, devemos buscar o batismo nas águas, assim como fez Saulo, integrando-se a família de Cristo, a Igreja.
Após convertido, Deus afirma no verso 16: “Eu mesmo vou mostrar a Saulo tudo o que ele terá de sofrer por minha causa.” De perseguidor, ao maior perseguido. História que resume-se em perseguição, apedrejamento e prisão. Apesar de tudo Paulo afirma: “Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada” (Romanos 8:18).
A partir daqui, Paulo prega em todo e qualquer lugar, com liberdade ou preso. Transforma-se em um apóstolo missionário, que não mede esforços para levar a palavra de Deus. E aqui temos uma história de horror e morte, sem sombra de esperança, mas que pela graça de Deus transforma-se em uma bela história de vida e salvação. Só o Evangelho é capaz de transformar vidas.
DESAFIOS
- Nunca desista da conversão de uma pessoa. Talvez você tenha em sua família ou círculo de amigos, alguém quem tem endurecido seu coração quanto ao evangelho. Se o projeto de Deus for salvar, Ele é capaz de fazer algo radical e mudar por completo a história;
- Peça a Deus oportunidades para falar ou testemunhar, ou então presenteá-la com um livro ou bíblia, manifestando assim, a graça de Deus na vida dela. Ore, entregue essa pessoa nas mãos do Senhor, Ele sabe como agir;
- Ouça esse belo louvor e reflita na infinita e irresistível graça de Deus por nós. Agradeça a Ele pois já fomos alcançados por esta graça, cabe a nós espalhar a boa notícia. https://www.youtube.com/watch?v=LWJ8sErWrSg
Oração
Paizinho, me coloco em tuas mãos, usa-me para pregar o teu evangelho aos meus familiares, vizinhos e amigos, que eles venham reconhecer que só o Senhor é Deus. Quebra a dureza desses corações, que Tua salvadora graça os alcance. Manifesta em nosso meio o poder salvador, capacitando-nos através do Teu espírito, levantando-nos como discípulos dispostos a viver o ide de Cristo. Amém!
Escrito por Rayssa Grignani