O Encontro que deixa marcas

UMADBRU
3 min readJan 16, 2021

--

“E Jacó ficou sozinho. Então veio um homem que se pôs a lutar com ele até o amanhecer. Quando o homem viu que não poderia dominá-lo, tocou na articulação da coxa de Jacó, de forma que lhe deslocou a coxa, enquanto lutavam.” — Gênesis 32.24,25

Somos resultados das nossas escolhas. E muitas das vezes escolhemos mal. O que acaba nos deixando arrependidos do modo como escolhemos agir. E às vezes isso parece ser irreparável, vamos simplesmente carregando esse fardo até não suportarmos mais. Mesmo que externamente aparentamos estar bem, mas internamente as feridas são profundas e parecem permanentes.

Jacó passou por isso. Ele viveu uma vida de engano, fugindo de escarar as responsabilidades pelas suas ações. Até o dia que tudo ficou insustentável e ele precisou voltar e encarar seus temores, seus traumas, seu pecado, seu irmão a quem havia enganado. Lá está Jacó regressando para sua terra natal, possivelmente veio remoendo, durante toda a viagem, suas lembranças do irmão mais velho e do golpe aplicado.

O momento de rever o irmão está chegando, e o temor aumentando, ele manda todo mundo ir adiante, e acaba ficando para trás, em meio a um vale. E é lá que ele tem O ENCONTRO. É um encontro nada comum, na verdade, trata-se de um duelo, uma busca desesperada por uma chance de mudança e de recomeço. Ele precisava com todas as suas forças de uma benção. Pois a que havia obtido por meio do golpe parecia não preencher a sua necessidade. É então que o “homem”, vendo que não poderia dominá-lo, cede. Cede porque entendeu que agora o seu coração não desejava somente benefício, mas sim o concerto. Mas não cedeu sem um preço. Houve um toque, e esse toque deixou marca, uma marca que de tão forte, não somente alterou sua estrutura física (o deixou manco), mas mudou sua identidade, agora ele não se chamaria mais Jacó (enganador) e sim Israel (homem que luta com Deus, ou que tem um encontro com Deus).

Na nossa vida muitas das vezes precisamos desse encontro que nos deixa marcas que de tão profundas muda completamente nossa história e a forma pela qual somos conhecidos. Essas marcas são necessárias.

Desafios

  • Leia a história de Jacó (Gênesis do cap. 25 ao cap. 35);
  • Faça uma auto avaliação. Qual a sua identidade? Quem você é? E quem as pessoas dizem que você é?
  • Se acaso há algum engano entre quem você é e quem as pessoas dizem que você é, está na hora de um encontro, desses mais intensos, com marcas profundas, deixe que Deus te toque; Ore em favor disso.

Oração

Pai. Preciso de um encontro radical, de um embate, onde tens acesso ao mais profundo do meu ser. Muda-me completamente, toca-me se necessário e marque-me com teu Espírito Santo de tal forma que todos vejam que não sou mais o mesmo. Ajuda-me paizinho. Obrigado por vir me encontrar. Amém.

Escrito por Lucas Filipe Klann

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet