O encontro que redime

UMADBRU
4 min readJan 23, 2021

--

Pela terceira vez, ele lhe disse: Simão, filho de João, você me ama? Pedro ficou magoado por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez. Você me ama? E lhe disse: Senhor, tu sabes todas as coisas e sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Cuide das minhas ovelhas. — João 21.17

Foi uma dura e longa noite, ele estava exausto e frustrado, não somente por não haver pescado nada, mas também pelo sentimento de culpa. Afinal ele havia traído seu amigo, o abandonado na hora que ele mais precisava. Ele poderia ter tentado ajudar ou pelo menos ido com o mestre até o fim, mas ao invés disso ele fugiu com medo!

E agora o mestre estava vivo novamente, como encará-lo, a vergonha era imensa, não dava de olhá-lo nos olhos, não dava para continuar a missão. O negócio era voltar a pescar. Mas parecia que nem para isso ele prestava mais. Uma noite inteira no mar e nenhum peixe sequer. Parece que os dias seguindo Jesus haviam tirado toda habilidade dele com as redes. O que restava era voltar para a praia.

Lá longe um homem caminhava. Talvez um turista, ou outro pescador curioso para ver o resultado da pesca noturna. De repente o homem grita, pescaram algo para comer? Agora era admitir o fracasso. Responderam que não. O homem então dá uma ordem, lancem a rede do lado direito. Isso parecia familiar. Já que pior do que estava não podia ficar, quem sabe uma última lançada. A rede quase não comportou, foram 153 peixes (que precisão!). Isso só podia ser coisa do mestre, João fez questão de afirmar, é Ele sim! Pedro então não podia se conter, dá ultima vez ele ficara quieto, mas agora ele precisava fazer algo, então ele se lançou às água e nadou ao encontro do mestre.

O mestre já o aguardava com peixe e pão prontos para a refeição, e ele estava faminto e cansado. Aquela conversa teria que esperar alguns minutos, mas depois do melhor café da manhã que ele havia comido em dias enfim o encontro a sós.

O coração de Pedro estava acelerado, o que o mestre ia falar? Então veio a pergunta. — Tu me amas? Ah essa era fácil. — é claro que amo. Então Jesus diz: — apascenta o meu rebanho. Ótimo, mas e sobre aquele assunto será que ele não ia falar nada? O silêncio impera. Mais uma vez o mestre pergunta: — Tu me amas? Será que ele não me viu nadando e correndo ao seu encontro? Mas enfim. — Sim, eu te amo. O mestre novamente o manda apascentar seu rebanho. Pedro talvez pensasse: — Mas e sobre eu ter negado te conhecer e ter te abandonado, não tem nada que o senhor queira comentar. Mais uma pausa silenciosa. Enfim a pergunta derradeira: — Tu me amas de verdade? Ah essa pergunta ecoou até o mais profundo do ser dele, não poderia ser verdade. O mestre sabe o que há no meu coração, se ele perguntou de novo é porque deve ter algo errado comigo. — Então Jesus, tu sabe que mesmo no meu jeito todo errado eu te amo. Então o mestre, com aquela voz amável e talvez com um sorriso no rosto, diz: — Apascenta meu rebanho.

Aquela conversa lavou a alma de Pedro. O mestre teria todos os motivos para não confiar mais em Pedro, seria a hora perfeita para questionar a lealdade do Pedrinho, talvez expulsá-lo do grupo, quem sabe dizer que estava desapontado e que não valeu a pena ter ficado esses três anos ensinando ele. Mas não, o mestre decidiu derramar sua graça sobre Pedro, e redimir as falhas daquele que se tornaria um dos maiores ganhadores de almas que já pisou nesse planeta, aquele que seria uma pedra fundamental para o crescimento da igreja. Encontros com o mestre sempre nos proporcionam redenção e direção. Que tal nadar ao encontro do mestre?

Desafios

  • Leia Lucas 5:1–11 e depois João 21 e compare a atitude de Jesus nesses dois momentos;
  • Seja intencional na busca por um encontro com Deus, invista tempo orando e perguntando o que Ele pensa a seu respeito e das suas ações, peça um direcionamento para sua vida;
  • Se acaso você se acha inadequado para seguir Cristo, saiba que Ele o ama, e tem uma missão para você, basta ir ao encontro dEle, Ele te aguarda com alimento prontinho para sua alma.

Oração

Paizinho. Só você tem o alimento que minha alma precisa e a direção que dará sentido a minha vida, por favor, preciso de um encontro contigo. Perdoa meus pecados, redime minhas falhas, pois não consigo viver longe de ti. Minha vida entrego a ti para que possa me usares a fim de cumpri tua vontade. Amém.

Escrito por Lucas Filipe Klann

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet