Porventura não é este o jejum que escolhi que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?
Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres abandonados; e, quando vires o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne?
Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará, e a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda.
Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente;Isaías 58:6–9
Trabalhei por alguns anos na região da Av. Paulista e vi o início de algumas construções, o mais incrível era ver a verdadeira cratera que abriam para a construção do fundamento, todo mundo que passava sabia que ali seria construído um edifício por conta da estrutura da base.
E assim é a nossa caminhada cristã, sem uma base sólida não temos como suportar as intempéries da natureza pecaminosa que tão de perto nos rodeiam.
E como fortalecemos a nossa base? Com JOB — Jejum, Oração, Bíblia. Em inglês "job" significa trabalho, e não tem como você realizar algum trabalho sem uma ferramenta. E igualmente é o trabalho do fortalecimento da nossa Fé Cristã, sem essas ferramentas não executamos o nosso serviço.
Vejamos a primeira ferramenta: O Jejum.
O que é? O jejum é abster-se de alimentar o físico para alimentar o espírito. O nosso corpo físico necessita de uma dieta alimentar correta para se manter saudável. Porém não somos somente físicos, temos um espírito que precisa ser alimentado e o Jejum faz parte dessa dieta.
Por que jejuar? Porque Jesus jejuou, seria a resposta mais curta e direta que eu encontro. Porém quando meditamos na passagem de Isaías 58:6–9, vimos que o jejum move o coração de Deus, ao jejuarmos tornamos mais sensível as necessidades alheias, obtemos o olhar de Deus para com o próximo e com isso alcançamos a resposta segundo a Sua vontade. Em todas as passagens bíblicas onde ocorreu o jejum, ouve um mover sobrenatural em seguida.
Para quê jejuar? Pelo porque, temos o para quê. Primeiro, sabemos que Deus é Espírito, e para chegarmos a Ele, nosso espírito precisa estar alinhado ao Seu Espírito, é uma questão de fé. É uma demonstração de amor quando renunciamos o que nos agrada para agradar a outro, imagine então ao nosso criador.
Segundo, para vencermos as batalhas espirituais que enfrentamos diariamente, muitas afrontas são superadas quando temos uma vida contínua de jejum (Mc. 9.28–29).
E por último, Deus nos faz conhecidos. Como nosso espírito está conectado com o Espirito de Deus, muitas coisas são reveladas: nossas fragilidades são expostas dando-nos a chance de se arrepender; surgem ideias e estratégias de como vencer um desafio a nossa frente; sabedoria para tomadas de decisões (Ester. 4:16), ou seja, ficamos sensíveis a voz de Deus.
Como jejuar? Na bíblia cada personagem jejuou de acordo com uma situação, e assim digo que nossa situação determina como devemos jejuar, a única coisa certa é que quando se fala em jejum na bíblia é não comer ou beber, as demais renúncias é complemento para aquele período de jejum. “Por isso me voltei para o Senhor Deus com orações e súplicas, em jejum, em pano de saco e coberto de cinza.” (Daniel 9:3) e isso inclui o período e o tempo.
Desafios
- Jesus é o nosso maior exemplo. Torne o Jejum um hábito em sua vida e experimente o que Ele viveu e agrade a Deus. Deus não vai se comover pelo jejum em si, mais por nossos corações estarem nos movendo a se aproximar d´Ele.
- Assista a esse vídeo e saiba mais: https://www.youtube.com/watch?v=t643omtR2n8
Oração
Meu Pai amado, o que mais desejamos é se aproximar de ti, que nenhuma barreira nos impeça de alcançar isso. Sabemos que o jejum não e uma ferramenta de barganha contigo, mais sim uma ferramenta para me santificar diante de ti. Faz-nos manter essa disciplina em nossa vida, pois sabemos que o jejum fortalece o nosso espírito, para estarmos conectados contigo. Te amo Jesus, obrigada(o) por ser o nosso exemplo.
Escrito por Ana Paula Nascimento