“Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.” (Romanos 12:10)
Em uma sociedade individualista onde o “eu” impera, é um desafio pensar no próximo, quem dirá coloca-lo acima de nós, isso chega até ser um insulto para alguns. A ideia de colocar seus interesses acima de tudo é antibíblico, Jesus nos ensina que devemos amar a Ele sobre todas as coisas, buscando o seu Reino e também amando nosso próximo da mesma medida que queremos ser amados.
“Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” (Marcos 12:30,31)
Em Romanos 12, Paulo da uma série de orientações para a igreja de Roma, e por isso o amor fraternal mencionado por Paulo está focado no convívio entre os irmão da igreja. O amor fraternal nada mais é que o amor que você sente pelos seus familiares, logo, o que o apóstolo Paulo está dizendo é que devemos amar nossos irmãos como se pertencesse a nossa família de sangue.
Gosto muito das orientações que Paulo faz a Timóteo sobre o tratamento que ele deveria ter para como os irmãos em Cristo:
Não repreenda asperamente ao homem idoso, mas exorte-o como se ele fosse seu pai; trate os jovens como a irmãos; as mulheres idosas, como a mães; e as moças, como a irmãs, com toda a pureza. Trate adequadamente as viúvas que são realmente necessitadas. (1 Timóteo 5:1–3)
E com relação aos inimigos não é muito diferente, devemos sempre fazer o bem independente do que fizerem para nós, sim, isso é difícil, mas foi exatamente o que Jesus fez, ele não retribuiu o mal com mal e em sua morte decidiu perdoar. Se queremos ser cópias de Cristo, esse é um dos preços a ser pago.
Pelo contrário: “Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer; se tiver sede, dê-lhe de beber. Fazendo isso, você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele”. Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem. (Romanos 12:20,21)
Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que estão fazendo”. Então eles dividiram as roupas dele, tirando sortes. (Lucas 23:34)
Desafio
- Siga as orientações que Paulo deu a Timóteo, essa é a forma que devemos tratar nossos irmãos em Cristo;
- Trate bem aqueles que te fazem mal. Dê um chocolate para essa pessoa, um gesto pode quebrar barreira;
- Assista o filme “Paulo, Apóstolo de Cristo” e tenha uma ideia do comportamento que Paulo tinha para com o próximo.
Oração
Pai, perdoa-me das vezes que me coloquei no pedestal e ignorei o Senhor e meus irmãos em Cristo. Trabalha em mim e transforma-me ao ponto de eu alcançar esse amor fraternal que Paulo fala. Amém!
Escrito por Jonas Araldi