Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus perdoou vocês em Cristo. — Efésios 4:32
Quando falamos em relacionamento com o próximo tratamos do segundo mandamento que Cristo nos deixou, o "amar o próximo como a nós mesmos" (Mateus 22:39). Uma coisa que fica clara é que, o primeiro mandamento é um pré requisito para o segundo. Não somos capaz de amar o nosso próximo com o amor de Cristo sem que estejamos inundados pelo amor a Deus.
O apóstolo Paulo por sua vez, menciona em Efésios que devemos ser bondosos, compassivos e que devemos perdoar como Cristo nos perdoou. Perdoar não é uma tarefa fácil, vai contra nosso ego, contra a nossa natureza pecaminosa. A vontade que temos muitas vezes é de nunca mais olhar para a pessoa que nos ofendeu, mas o que Jesus nos ensinou é que devemos perdoar 70 vezes 7 por dia.
Jesus respondeu: “Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete. (Mateus 18:22)
Que venhamos ser como Cristo que mesmo sendo injustiçado perdoou aqueles que lhe fizeram mal. Precisamos chegar nessa estatura, de homem e mulher perfeita, ao ponto de estarmos encharcados com o amor do Pai e a partir desse amor, amar o próximo como a nós mesmos, mesmo que o nosso próximo seja uma pessoa que nos ofendeu.
Desafios
- Procure amar mais a Deus, pois através desse amor amaremos mais o nosso próximo;
- Se você está “de mal” com alguém, converse com a pessoa e decida perdoar. Quebre esse orgulho que existe dentro de você, isso não é de Deus.
Oração
Pai, que através do teu amor eu venha amar o meu próximo. Que eu venha ter um coração perdoador como o seu Jesus, que mesmo sofrendo decidiu perdoar aqueles que lhe fizeram mal. Amém!
Escrito por Jonas Araldi