Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm mais vinho. — João 2.3
A Bíblia relata que certa feita Jesus foi convidado para um casamento. E Ele levou seus Discípulos para essa festa. Um casamento judaico era algo grandioso de fato e a festa podia durar até uma semana, enquanto houvesse comida, vinho e bom humor. Mas a narrativa nos chama a atenção para um fato inesperado, o vinho da festa acaba. Eis aí uma emergência embaraçosa.
Numa primeira análise parece meio estranho que o Salvador do mundo, o Messias enviado para curar os enfermos libertar os cativos precisasse se preocupar com uma gafe social resultantes de um imprevisto ou um mau planejamento. Ele ainda chega a falar relutante com a sua mãe dizendo: "O que tenho eu com isso? Minha hora ainda não chegou".
Muitas vezes achamos que não devemos envolver Jesus com nossas coisas cotidianas, ou envolver nosso cotidiano com a presença de Jesus. A verdade é que, o que geralmente nos frustra e nos desanima na jornada da vida, não são os grandes obstáculos, e sim os incessantes problemas do dia a dia, as pedrinhas de tropeço, os imprevistos, os problemas comuns.
Quando a mãe de Jesus orienta os serviçais a fazerem tudo quanto Jesus ordenasse e Jesus vê alguns jarros grandes de pedra usados para um ritual antigo e tradicional de purificação, Ele possivelmente sorriu enxergando ali uma oportunidade de transformar algo comum em um meio para continuar a celebração.
Nossas vidas não precisam ser sem graça, vazias ou sem sentido, contanto que nos lembremos de ter a companhia do mestre em todos os momentos, inclusive nos comuns.
Desafios
- Leia toda a história do milagre no casamento em Caná da Galileia em João 2.1–12;
- Medite sobre quais circunstâncias comuns têm drenado sua alegria e disposição para seguir Jesus; Se você está fazendo essa série de devocionais com um amigo ou familiar, compartilhe com ele(a) sobre isso e ouça o que ele(a) tem a dizer a respeito;
- Ouça a música Vinho Novo (Hillsong em Português).
Oração
Pai, hoje venho te pedir perdão por todas as vezes que não o convidei para estar presente em momentos de minha vida, perdão por achar que sem ti posso ser realmente completo e feliz, quando na verdade és a única fonte de felicidade real. Meu desejo é que em todos os momentos, inclusive nos comuns, vocês tenha lugar de destaque em meu ser. Ajuda-me a superar minhas frustrações com o “vinho novo” que só Tu podes me oferecer.
Escrito por Lucas Filipe Klann