O Modelo Perfeito

UMADBRU
3 min readSep 30, 2020

--

Portanto, orem assim: “Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é santo. Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no céu! Dá-nos hoje o alimento que precisamos. Perdoa as nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam. E não deixes que sejamos tentados, mas livra-nos do mal. [Pois teu é o Reino, o poder e a glória, para sempre. Amém!]” — Porque, se vocês perdoarem as pessoas que ofenderem vocês, o Pai de vocês, que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês que está no céu, também perdoará vocês. Mas, se não perdoarem essas pessoas, o Pai de vocês também não perdoará as ofensas de vocês. Mt. 6. 9–15 NTHL

Quem nunca orou a oração do “Pai Nosso” que a tire a primeira pedra. Todos a sabem, porém será que conseguimos aplicar essa verdade em nosso dia a dia?

“Pai nosso que estas no céu que todos reconheçam que o teu nome é santo.”. A primeira verdade que me encanta é Jesus dizer: “Pai Nosso”, como Ele estava a ensinar, Ele poderia ter dito: “Meu Pai”, mas não, ele incluiu você e eu, e se identificou como o nosso irmão mais velho, aquele que defende e protege os irmãos mais novos, assumiu a identidade que o Pai lhe deu. Além disso, enfatiza que Deus não é um pai criado, não é um pai limitado, mas que é incomparável, pois é Santo.

“Venha o teu Reino. Que a tua vontade seja feita aqui na terra como é feita no Céu!”. Ou seja, o Reino do Céu precisa ser manifesto na Terra, devemos desejar isso todos os dias, em sermos embaixadores do Reino para que as maravilhas do Céu sejam sentidas na Terra.

“Dá-nos hoje o alimento que precisamos.”. Deus sempre trabalhou com o hoje, no deserto ele disse ao povo que colhesse o maná diariamente. Ele é o provedor, devemos pedir somente o que necessitamos e sermos gratos por aquilo que recebemos, pois amanhã será outro sustento.

“Perdoa a nossas ofensas como também nós perdoamos as pessoas que nos ofenderam.”. Em outra versão está: “perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”. Essa é a essência da oração, porque Jesus reforça nos versos 14 e 15, a questão do perdão, portanto é aconselhável que ao acordarmos, já clamemos, de certo que corremos grandes riscos de ficarmos em dívida com o Pai celeste, mesmo que inconscientemente ofende-lo e ao longo do dia é exatamente isso que irá acontecer conosco e o próximo, mas ao temos o aceite do perdão de Deus, ele será a força motriz para estendê-lo ao nosso semelhante, mediante a nossa atitude de perdoar o próximo.

“E não nos deixes que sejamos tentados, mas livra-nos do mal. Pois teu é o Reino, o poder e glória para sempre. Amém”. Jesus enfoca que Deus tem o domínio de tudo, e se pedirmos, Ele nos livrará das tentações, porque há um inimigo, mas o nosso Pai é Maior e não há nada Maior que Ele no Universo para sempre. Amém.

Em outras palavras, Jesus ensina-nos que devemos chegar de maneira íntima (Pai…), temos que ter reverência (teu nome é santo), submetemos a sua vontade (venha o teu reino…), sermos totalmente dependente (Dá –nos hoje…), confessar e termos compaixão (perdoa a nossas ofensas, assim como… ), ter confiança absoluta (e não nos deixe) e reconhecermos de quem é o Domínio (Teu é o Reino).

Desafio

  • Rescreva esse devocional com suas palavras, e escreva uma oração com base na oração modelo.

Oração

Pai tu és Santo, agradeço por ser meu Pai, sou discípulo(a) de Jesus e quero manifestar o Teu reino nessa terra. Conceda-me a medida certa do que necessito para o dia de hoje. Perdoa os meus pecados, e se alguém me magoar eu já quero perdoar, me livras do que pode me fazer mal em todos os sentidos, mesmo que a meu ver não pareça mal, mas Tu me sondas, não me deixes ceder, pois de Ti sou, e tudo que tenho pertence a Ti, tudo está sobre o Teu controle. Amém.

Escrito por Ana Paula Nascimento

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet