O Nazireu

UMADBRU
2 min readApr 2, 2021

--

“e não se passará navalha na cabeça do filho que você vai ter, porque o menino será nazireu, consagrado a Deus desde o nascimento; ele iniciará a libertação de Israel das mãos dos filisteus”. (Juízes 13.5)

Mais uma vez Israel está em maus lençóis, haviam se apartado de Deus e estavam a 40 anos sujeitos a um povo cruel e opressor, os filisteus. Eis que Deus decide iniciar um projeto de libertação, e no estilo Deus de fazer as coisas, escolheu uma mulher estéril para gerar aquele que seria o responsável por iniciar a libertação de Israel das mãos dos filisteus.

Então os futuros pais são avisados da surpresa que os aguardava, mas haveria uma peculiaridade nessa criança, ele seria nazireu de Deus, ou seja, ele viveria sob um voto de separação e consagração onde toda a sua vida seria dedicada a Deus e ao cumprimento de seu propósito. Para isso o menino deveria seguir estritamente uma dieta específica evitando se contaminar com impurezas e obedecer a tudo quanto fosse instruído pelo Senhor.

O voto do nazireu foi muito comum em períodos que Deus levantou homens para realizar missões fundamentais na história do seu povo. O menino nasceu, recebeu o nome de Sansão, e uma força descomunal possuía e o Espirito do Senhor agia nele e através dele.

Muitas escolhas de Sansão foram questionáveis, contudo era inegável que ao se submeter ao Espírito do Senhor, esse juiz nazireu realizava feitos incríveis e ajudou Israel a se libertar dos filisteus. Na sua morte ele matou mais filisteus do que na sua vida inteira e liderou Israel por 20 anos.

Para uma vida de impacto e relevância, dependemos do Espirito Santo, somente com um coração inteiro submisso a Ele é que podemos fazer a diferença de fato. Que mais jovens se levantem e busquem consagrar-se por inteiro a Deus, que mais nazireus se levantem em nossos dias.

Desafios

  • Leia a história de Sansão no livro dos Juízes do capítulo 13 ao 16, observe a importância de obedecer ao Espírito de Deus, e as consequências de confiarmos somente em nossas capacidades;
  • Ore a Deus e separe sua vida para Ele, sujeite todas as suas vontades ao plano que Ele traçou para você;
  • Dica de Livro: O Dna do Nazireu — Lou Engle.

Oração

Pai. Ajuda-me a me manter dependente de ti, que eu nunca venha a confiar somente em minha capacidade. Ajuda-me a manter meu coração limpo e puro e que eu não venha abrir mão do seu projeto por desejos pessoais. Obrigado por me escolher para esse tempo. Te amo!

Escrito por Lucas Klann

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet