O reencontro

UMADBRU
3 min readJan 25, 2021

--

“E disse José a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque estavam pasmados diante da sua face. ” (Gênesis 45:3)

Iniciamos nesta segunda uma nova série de devocionais fazendo uma breve retrospectiva deste mês de janeiro de tudo aquilo que aprendemos lendo e estudando o livro de Gênesis no nosso plano de leitura anual da Bíblia. Falaremos um pouco sobre as passagens marcantes que podemos encontrar neste livro tão maravilhoso, onde encontramos personagens que marcaram sua época pois decidiram viver e caminhar com Deus. José foi um destes.

Todos nós já ouvimos falar da história do “sonhador”, o filho amado de Jacó que ganhou a túnica tão especial, porém invejado pelos seus irmãos foi vendido por eles.

Bom, a história nós já conhecemos, mas o que queria destacar foi o REENCONTRO de José com seus irmãos. Agora já não era mais aquele menino com aquela fragilidade que fez seus irmãos o lançarem na cisterna e depois vendê-lo, agora é o governador do Egito o homem mais poderoso daquela terra só abaixo do próprio faraó. O sonho de José se concretizou.

Agora lá está José, diante de seus irmãos que o invejavam e o venderam, sentados ao redor de um mesa. José não havia se revelado a eles ainda. Imagine por alguns instantes como estava o clima na mesa, seus irmãos sem entender muita coisa, pois não sabiam que era José, e José diante de seus irmãos, aqueles que o venderam. Confesso que quando estava diante desta passagem meu coração estremeceu e não pude conter as lágrimas. Então chega o grande momento no qual José não se contém mais e então se revela a seus irmãos com grande clamor “Chorou tão alto que os egípcios o ouviram”. E então José declara:

“Não fiquem aflitos ou furiosos uns com os outros por terem me vendido para cá. Foi Deus quem me enviou adiante de vocês para lhes preservar a vida” (Gn. 45.5).

José não se apegou ao que seus irmãos fizeram contra ele, pois tinha um coração curado quanto a isso, não guardou rancores, pois ele entendeu um princípio que nós devemos compreender também.

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito ” (Rm. 8.28).

José estava certo que desde quando seus irmãos intentaram o vender para se livrar dele, na verdade era Deus o conduzindo para um propósito maior o qual seus irmãos não entendiam, mas era Deus guiando e preservando a vida de José para lá na frente preservar a vida dos seus descendentes.

“Pelo que Deus me enviou adiante de vós, para conservar vossa sucessão na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento. Assim não fostes vós que me enviastes para cá, senão Deus, que me tem posto por pai de Faraó, e por senhor de toda a sua casa, e como regente em toda a terra do Egito” (Gn 45.7,8).

Desafios

  • Entenda que até mesmo diante das adversidades, isso pode ser uma ferramenta de Deus para te aperfeiçoar para um propósito maior que nós muitas vezes não entendemos. Apenas confie.
  • Como você reage diante das adversidades? Se ira, ou crê e confia que Deus está de forma soberana cuidando e guiando todas as coisas?
  • Anote em um caderno a passagem que mais o marcou, um personagem e estude um pouco mais sobre esta passagem, pesquise, escreva, tire lições para a vida.

Oração

Pai. Obrigado por todas as coisas que acontecem em minha vida, pois eu creio que tudo irá cooperar para o meu aperfeiçoamento diante de ti. Ensina-me, assim como o Senhor ensinou a José, que ao invés de reclamar diante das adversidades que eu possa aprender com elas e lidar com os momentos difíceis, não como algo ruim, mas como uma ferramenta do Senhor a me moldar e me aperfeiçoar.

Escrito por Elias Alencar

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet