…Deixem que cresçam juntos até a colheita. E, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ‘Ajuntem primeiro o joio e amarrem-no em feixes para ser queimado; mas recolham o trigo no meu celeiro.’” — Mateus 13:30
Jesus geralmente falava do seu Reino através de histórias conhecidas por nós como parábolas, e dessa vez, Ele explica como ocorreria a Grande Colheita de uma forma figurativa, utilizando algo comum naquela época, o trigo e o joio.
O trigo e o joio aparentemente são muito parecidos, eles utilizam a mesma roupagem, o mesmo linguajar, frequentam até mesmo os mesmos cultos, porém há uma diferença entre eles. O joio é só palha e não produz fruto algum, muito pelo ao contrário, só serve para roubar os nutrientes do trigo, pois ele acaba utilizando uma parte do adubo para o seu crescimento. O trigo, por sua vez, gera fruto e alimenta.
A realidade é que existem muitos joios entranhados em nosso meio, e muitos deles estão ali desempenhando o papel que o Diabo, pai deles os designou para fazer (v. 38). Sei que é uma parábola pesada, mas precisamos entender isso. Vão surgir pessoas querendo nos desanimar na caminhada, roubando nossos "nutrientes", nossas forças, mas nós já sabemos em quem estamos fundamentados, no firme fundamento da fé em Cristo Jesus.
A Colheita irá mostrar quem é trigo e quem é joio, os destinos os denunciam. O trigo será separado no celeiro e o joio queimado no fogo.
Meu irmão e irmã, os campos já estão brancos, a colheita já está próxima e você não precisa ser um estudioso de escatologia para ver isso. É hora de despertarmos do nosso sono e proclamarmos a volta do nosso Rei. Maranata!
Desafio
- Não medo dos últimos tempos, muito pelo ao contrário, se alegre, isso é motivo de esperança para nós;
- Ore para que o Espírito Santo queime no seu coração o desejo por esse Grande Dia (Apocalipse 22:17,20);
- Ore a Deus por mais amor aos perdidos e por uma grande salvação de almas;
- Reflita na letra do hino 16 da Harpa Cristã;
- Fale do evangelho para pelo menos 3 pessoas ao longo dessa semana.
Oração
Jesus, não deixe que as coisas dessa vida me encantem e eu fique acomodado achando que a minha salvação já basta, mas que eu venha ser um instrumento usado nas tuas mãos para proclamar o evangelho do Reino a todos quanto eu puder. Amém!
Escrito por Jonas Araldi