E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli; e a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta. (1 Samuel 3:1)
Chegamos ao último devocional dessa série sobre os Juízes de Israel, e hoje trataremos de Samuel.
Assim como o versículo vai dizer, na época em que Samuel vivia não se ouvia muito a voz de Deus, eram raras as vezes que Deus falava com seu povo, provavelmente pelo fato de que os que deveriam ser usados como porta voz de Deus estavam corrompidos e blasfemavam contra Deus, no caso, Eli e seus filhos, que serviam como sacerdotes nessa época.
O resultado dessa decadência espiritual foi que Israel acabou perdendo a arca da aliança (que representava a presença de Deus) para os filisteus. Samuel por sua vez ajudou o povo a recuperar a arca e por toda a sua vida serviu como um juiz em Israel.
E Samuel julgou a Israel todos os dias da sua vida. (1 Samuel 7:15)
Consideramos Samuel o último juiz de Israel, pois por mais que seus filhos foram consagrados juízes, eles acabaram não seguindo os passos do pai e se corromperam.
Samuel não desempenhou somente um papel de juiz em Israel, como também o de sacerdote e foi responsável por ungir o primeiro rei de Israel, Saul, e posteriormente, Davi, que faz parte da linhagem de Jesus.
Esse juiz fez a diferença no seu tempo, se dispondo a ser um porta voz de Deus na sua geração. Que eu e você possamos nos deixar ser usados por Deus para que a nossa geração venha conhece-lo!
Desafio
- Permita ser usado por Deus se colocando a Sua disposição assim como Samuel fez. Que possamos dizer: “Fala, porque o teu servo ouve”.
Oração
Senhor, eis me aqui, usa-me para que teu nome venha ser glorificado através da minha vida. Não me deixa ser corrompido mas que eu venha ser integro em todos os meus passos. Amém!
Escrito por Jonas Araldi