Pelos seus frutos vocês os conhecerão. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de ervas daninhas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons, porém a árvore má produz frutos maus. A árvore boa não pode produzir frutos maus, e a árvore má não pode produzir frutos bons. Toda árvore que não produz bom fruto é cortada e jogada no fogo. Assim, pois, pelos seus frutos vocês os conhecerão. — Mateus 7:16-20
Eu queria começar esse devocional com a seguinte pergunta: que tipo de árvore você é?
Nos dias de hoje é impossível distinguir um cristão verdadeiro por meio de sinais ou milagres, uma vez que Satanás pode reproduzi-los. Um exemplo foi quando Moisés e Arão lançaram a vara que se transformou em serpente perante o Faraó e os magos fizeram o mesmo. Eles conseguiram reproduzir duas pragas (primeira e segunda) da mesma forma.
Jesus disse que a diferença entre os que falsamente professassem servi-lo e seus seguidores verdadeiros seria marcado pelos seus frutos, seus ensinos e sua conduta.
Como então reconhecer um verdadeiro cristão?
“Pelos seus frutos os conhecereis!”
Assim como é impossível para uma árvore má produzir fruto bom. Também é para uma árvore boa produzir fruto mau.
Se você alimentar sua carne, produzirá maus frutos. Quem se alimenta de falsidades produz fruto imprestável, ao passo que aqueles que aprendem verdades espirituais produzem frutos excelentes.
Mais para produzir frutos bons requer um esforço maior. É preciso cultivar o amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. (Gálatas 5:22).
Devemos sempre nos perguntar, será que é evidente que a minha conduta e meus ensinos se harmonizam com a Palavra de Deus? Torno o Evangelho atraente para aqueles que a procuram?
Que possamos ser árvores de bons frutos!
Desafios
- Resistir a carne todos os dias, meditando na Bíblia, orando, jejuando e vigiando;
- Leia: Romanos 8:12; Gênesis 4:7; João 15:5; Efésios 4:29–31.
Oração
Santo Deus, o Senhor é quem capacita o homem a servir, então nos ensina a servir de forma influente, a ponto de gerar bons frutos e que as pessoas ao olhar minha conduta possam ver que tu eis Deus.
Escrito por Arony Soares