Palavras construtivas

UMADBRU
2 min readAug 8, 2020

--

Não saia da boca de vocês nenhuma palavra suja, mas unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem. — Efésios 4:29

Você está atento as palavras que saem da sua boca? Essas palavras tem gerado vida ou morte? São palavras que promovem edificação ou que destroem? Ou você nem presta atenção no que tem falado ultimamente?

Existe um ditado que minha vó dizia: “Se você não pode dizer algo bondoso, então não diga nada”.

E isso me fez refletir em uma ocasião que na hora da ira (como já foi falado nessa semana), eu acabei falando algo muito ruim a uma pessoa que eu amo muito, vi essa pessoa chorar. Eu fiquei péssimo, pedi perdão mais já havia falado. Será que já aconteceu isso com você? É ruim né! Ficamos péssimos.

Por isso devemos vigiar com aquilo que falamos, devemos pensar, analisar, para então ver se é necessário falar.

A palavra de Deus em Efésios nos exorta no sentido de que nenhuma palavra torpe saia da nossa boca, essa expressão implica tudo o que não é decente, nem puro, nem honesto. Quando comprovamos com que facilidade voltamos ao nosso “velho trato”, compreendemos a importância dessa advertência.

Quanto mal pode fazer uma palavra apressada e imprudente! “O trato passado” dos Efésios, em sua maioria de origem pagã, deveria ser radicalmente modificado, ou melhor, substituído, porque haviam se revestido “do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade” (Efésios 4:22–24). O apóstolo Paulo explica a seus filhos na fé como essa transformação deve se manifestar na vida cotidiana. Palavras edificantes crescem e florescem num ambiente onde há paz, harmonia e paciência.

Promovemos a edificação quando questionamos a nos mesmos acerca de que as nossas palavras serão de paz ou contendas antes mesmos de proferi-las. Nessa reflexão somos impactados pela graça e o refrigério, que abundância de nosso coração falará por boca sobre a graça que está em Cristo! Afinal somos chamados para propagar as boas novas (Rm 10:15).

Desafios

  • PARE, PENSE e ANALISE antes de falar;
  • Tente controlar seu estado emocional. Para isso é preciso estudar a Bíblia, orar e jejuar;
  • Leia e medite nesses versículos: Salmos 34:12–13; Tiago 3:2; Tiago 3:3–6; Tiago 3:7–8; Salmos 37:30–31; Provérbios 12:18; Provérbios 18:21.

Oração

Senhor, eu reconheço que é difícil resistir à tentação de usar os meus lábios para o mal, mas não me deixarei ser guiado pela minha natureza carnal, pois é o meu homem espiritual que guia a minha vida. Eu declaro que os meus lábios são santos, foram feitos para o teu louvor e para a tua glória. Eles são instrumento de bênção para outros e assim acontecerá, no nome de Jesus. Amém!

Escrito por Arony Soares

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet