“E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração.” (Atos 2:46)
No breve relato de Atos 2.43–47, temos o resumo da vida dos primeiros cristãos, marcado pela comunhão junto a igreja do primeiro século. Comunhão esta, estabelecida pelo Senhor e vivenciada por nossos irmãos dia a dia, no convívio, em seus lares, nos cultos e no exercício da MISSÃO.
O versículo em destaque nos traz a ideia de que eles se encontravam “todos os dias no templo”, talvez para participar de alguma cerimônia realizada pelos sacerdotes, isso de forma “unânimes”, unidos. Demonstrando que comiam juntos com frequência no “partindo o pão em casa”, através de refeições fraternais, marcadas de “alegria” e “singeleza de coração”.
“Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.” (Atos 2:47)
Automaticamente, os atos desses cristãos traziam à igreja de Cristo um crescimento saudável. Eles possuíam um evangelismo diário e constante.
O que mais chama atenção nesta igreja, é a comunhão que tinham uns para com os outros, além da alegria ao trabalhar na obra de Cristo de forma unânime. “A unidade é a alma do negócio, ou melhor, da comunhão (rs).”
Esses dias ouvi uma ministração onde o pastor destacou que: “A união da igreja é a plataforma evangelística do mundo.” E sim, a vida da igreja impacta o mundo e atrai as pessoas a Cristo. Somos o espelho de Cristo para a sociedade. E então, temos refletido o caráter de Cristo?
“A família espiritual é mais importante que a biológica, porque durará para sempre.” — Rick Warren
Desafios
- Reflita: O que tenho feito para proteger a unidade da igreja em que faço parte?
- Vamos exercer a comunhão, como uma corrente do bem? De sábado a domingo, convide um irmão/amigo(a) e lhe ofereça algo (pode ser um café, um sorvete, etc), e tire um tempo de qualidade. Caso você for o convidado, não deixe essa corrente parar, convide outro e assim sucessivamente. Bora? Depois compartilhe conosco a sua experiência.
Oração
Deus, te agradecemos por sua infinita graça que nos alcançou. Somos gratos a Ti pelo privilégio de te servir junto a igreja de Cristo. Que nós como igreja de Cristo na terra, possamos trazer glória ao Teu nome, e viver em plena comunhão assim como os cristãos da igreja primitiva. Amém!
Escrito por Rayssa Grignani