Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. — Gálatas 5:22
Sempre que leio ou escuto sobre o fruto do Espirito Santo, lembro-me de uma alegoria que representava o fruto, como um cacho de uva, cada gomo era uma virtude do fruto, com nove gomos, completos em sua totalidade. Ou seja, quando o fruto frutifica dentro de nós, ele nasce por inteiro. Como aprendemos no devocional de ontem “não temos como desenvolver o mesmo por atitudes humanas ou estratégias, esse fruto é exclusivo para os que são SANTUÁRIO DE DEUS” (André Silva).
A Palavra nos ensina que existe a paz com Deus: “Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo,” (Rm 5.1), e a paz de Deus: “E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” (Fl 4:7), portanto a virtude da PAZ no fruto do Espírito, é completa e verdadeira “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.” (Jo 14.27).
A virtude da paz, conseguimos perceber em meio ao caos, em tomadas de decisões, uma perda, etc. Desejo compartilhar um dos momentos de maior dor que já senti até hoje, quando perdi meu amado pai, como filha mais velha fiquei responsável por todo o processo do sepultamento, “que dia”, e no meio do cerimonial, senti vontade de se retirar e ficar a sós, fui para o fundo do salão e lá fiquei, até que uma amiga venho me amparar e ali, comecei a lembrar dos momentos vividos com meu pai, e naquele instante de inexplicável dor, eu experimentei essa PAZ , somente Deus, que um dia antes, disse-me, que estava no controle, poderia trazer. “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.” (Isaías 26:3)
Essa sensação de PAZ é inexplicável, o mais próximo da nossa imaginação seria: como se estivéssemos deitados na grama, olhando para o céu azul e uma brisa suave batesse em nosso rosto e logo dormíssemos ali, por milésimo ou por horas, mas o efeito da confiança no Pai ETERNO, no meio de uma tempestade em nossa vida faz-nos descansar e vivenciarmos o que salmista diz: “O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas;” (Salmos 23:1,2)
Precisamos cada vez mais buscar o desenvolvimento do fruto do espirito em nós. “Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” (Efésios 4:3), através da nossa incessante comunhão com o Pai e obediência à direção do Espirito, viveremos algo extraordinário.
Desafios
- Em momentos difíceis olhe para o alto, abra os braços, respire fundo e descanse. Ele está contigo.
- E cante: “Esta paz que sinto em minh’alma/ Não é porque tudo em mim vai bem/Esta paz que sinto em minh’alma/ É porque eu amo ao meu Senhor…” https://www.youtube.com/watch?v=2lV0P6f_Uwg
Oração
Te agradeço Pai, Te agradeço Senhor Jesus, por ter nos escolhidos para frutificarmos em ti e permanecer, sabemos que tudo que necessitamos está no fruto do Espirito, mas do que nunca Espirito Santo mais de ti, desejo-me.
Escrito por Ana Paula Nascimento