“Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão”.
“Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.
Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.
“Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra?
Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra?
Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!
Assim, em tudo, façam aos outros o que vocês querem que eles lhes façam; pois esta é a Lei e os Profetas”. — Mateus 7:6–12
Hoje sou pai duas vezes, no caso de uma menina e um menino. E diante desta realidade, esse texto que Jesus ensina o pedir e o receber é muito claro para mim o que Ele queria ensinar.
Deixa eu explicar, minha primogênita é uma princesinha e a amo de todo meu coração, ela constantemente me pede algumas coisas com tanto carinho, delicadeza e persistência, que humanamente é impossível resistir.
É nesta pegada que Jesus quer nos contextualizar, Ele vem ensinando que somos Filhos de um Pai a qual devemos se apropriar dos privilégios e responsabilidades. E nesta dinâmica, ao chegar neste texto, vimos o ensino que podemos pedir e saber que Deus concederá.
Mas a centralidade do texto está em Deus ser um pai e nós filhos. E até pais ruins como somos, damos boas coisas.
Mas, diferente de nós, Deus é o Pai perfeito, ele não somente dá coisas boas, mas quando ele não nos dá está fazendo o que é bom também.
Os pais terrenos acertam algumas vezes, ou seja, algumas vezes eu acerto dando ou não a minha filha o que ela precisa. Nosso Papai do céu, não terá dúvida do que nos dar ou não. Jesus quer nos ensinar a pedir e descansar no que Ele fará, porque Deus sabe o que faz!
Peça com amor, carinho, honra e devoção ao Pai celeste e entenda que Ele fará o melhor a você. Mesmo que isso venha contrariar a lógica de sua percepção. Lembre-se, Ele só faz e dá o que é bom de acordo com seu caráter.
Desafios
- Ore ao Senhor mais uma vez por aquele pedido tão desejado por você. Depois disso descanse sabendo que o silêncio Dele é uma resposta tão boa quanto o sim.
- Tenha em mente que Deus é seu Pai perfeito, e no fim da oração diária, lembre-se de citar e aceitar que a vontade Dele é melhor.
- Ore constantemente fazendo suas petições, mas não esqueça; faça isso como um filho, não como um cliente ou achando que Deus é o papai Noel.
- Lembre constantemente que a perseverança na oração, levará você a conformidade com a vontade do Pai.
Conclusão
Minha filha por vezes me ganha, mas eu sei que todas às vezes que acertei ao dar algo a ela ou não dar. Foram baseados não nos meus sentimentos, mas guiado pela Palavra do Pai perfeito a quem me espelho.
Então, que a verdade que somos filho de um Deus perfeito, anime suas orações a saber que o melhor será feito. Ou melhor, o perfeito será feito, porque é de acordo para quem você está pedindo e confiando.
Oração
Deus, obrigado por ser um pai perfeito, diferente de qualquer outro. Me ensine a descansar na filiação e na sua perfeição. Sei que não sei si quer o que é melhor para mim, que todos os dias diante das minhas petições meu coração esteja disposto a confiar em sua decisão. Amém!
Escrito por André da Silva