Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. 1 Timóteo 4:12
Paulo valorizava os jovens. Ele ordenou a Timóteo, que apesar de ter um caráter tímido, não permitisse ser desmerecido por ser jovem. Observe, porém, o método que Paulo apresentou para ele conquistar o respeito, por meio do seu comportamento exemplar.
É exatamente neste ponto que a maioria dos jovens fracassa. Eles têm entusiasmo e paixão, mas lhes falta o tipo de vida que dê respaldo às suas exigências. Ainda não caminharam o suficiente pela vida para encontrarem soluções reais e práticas para as dificuldades enfrentadas pelo ser humano.
Paulo recomendou a Timóteo que não se deixasse levar por discussões e argumentos. Nas duas epístolas, o apóstolo advertiu que não seria bom levar adiante o plano de Deus com excesso de palavras. Em vez disto, o apóstolo o despertou a cultivar um estilo de vida capaz de lhe dar o direito de ser ouvido.
Para o jovem, este é um desafio difícil. Ele deve aprender que, argumentar, falar e identificar os erros, pouco ajuda na implementação de uma mudança profunda e duradoura. O desafio é mostrar, com o comportamento, a existência de alternativas.
O jovem que assume o desafio de cultivar uma vida em que o comportamento e a pureza saltem à vista será tomado em consideração sem ter a necessidade de buscar esse reconhecimento. O motivo é claro: as teorias são muitas, mas a vida fala mais alto do que as palavras.
Desafios
- Estude as epístola de Timóteo;
- Se pergunte se você está sendo um exemplo nos lugares onde você frequenta;
- Use menos as palavras tome atitudes transformadoras.
Oração
Deus, ajude-me a demostrar o seu caráter em todo lugar que eu passar. Que eu consiga controlar meus instintos humanos e que possa ser temente e fiel a ti. Que a minha juventude seja extremamente para sua glória e que as pessoas possam observar em mim o teu brilho, a tua graça, e a tua misericórdia. Amém!
Escrito por Arony Soares