Planejamento — Não seja pego de surpresa

UMADBRU
3 min readAug 27, 2020

--

“… O rei perguntou:
— O que é que você quer? Eu orei ao Deus do céu e depois disse ao rei:
— Se o senhor está contente comigo e quiser atender um pedido meu, deixe que eu vá para a terra de Judá a fim de reconstruir a cidade onde os meus antepassados estão sepultados. Aí o rei, tendo a rainha sentada ao seu lado, concordou com o meu pedido. Ele perguntou quanto tempo eu ficaria fora e quando voltaria. “E eu disse.” — Neemias 2.4–6

Quando leio essa passagem do livro de Neemias, logo vêm em minha mente aqueles trabalhos do tempo de escola, onde ficávamos frente à turma e ao professor para discorrermos sobre algum conteúdo previamente estipulado pelo professor. Sem dúvida nosso nervosismo era inversamente proporcional ao quanto tínhamos nos preparado. Quanto menos preparados estávamos maior era nosso sofrimento. Ainda mais ao final da apresentação quando éramos questionados pelo professor sobre os pontos que ficaram não tão bem esclarecidos.

Ficava evidente a diferença daqueles que minuciosamente se prepararam e planejaram suas apresentações. Havia firmeza nas palavras e dificilmente eram pegos desprevenidos. Em compensação dava pena daqueles que nem sequer leram sobre o conteúdo antes de apresentar, além de todo nervosismo já envolvido, suas apresentações eram meras leituras robóticas e às vezes nem fazia sentido o que diziam. E quando eram questionados aí que o bicho pegava, porque nunca sabiam a resposta, parecia que o professor estava perguntando em outro idioma, pois eles ficavam completamente perdidos.

Neemias passou por um desafio similar, ao se colocar diante do rei Artaxerxes e solicitar permissão para retornar para sua terra natal e empregar um trabalho de reconstrução ele demonstrou um preparo notável. Ele tinha tudo planejado em sua mente, de modo que ao ser questionado pelo rei, sabia exatamente quanto tempo ele demoraria em executar a obra e ainda soube o que solicitar para facilitar seu deslocamento e trabalho e o que necessitaria de suprimentos e matéria prima para a reconstrução. Sem contar o fato de ele saber exatamente como se portar diante do rei para conseguir o que solicitou.

Note que exímio planejador Neemias demonstrou ser, mas atente para um detalhe fundamental. Todo plano e ação de Neemias foram precedidos de oração a Deus. Agir sem planejar é muito arriscado e tende a resultar em fracassos, mas planejar sem consultar Deus e pedir sua orientação é ainda mais prejudicial. Mas perceba que Deus não só dá a orientação a Neemias, mas também cuida de toda a obra realizada e devido a isso, tudo foi completado com êxito.

Por isso devemos sempre antes de iniciar um projeto ter tudo bem planejado e preparado para não sermos pegos de surpresa e sempre pedir a direção e ajuda de Deus para planejar e executar tal obra.

Desafios

  • Leia os 6 primeiros capítulos do livro de Neemias e anote todos os preparativos que Neemias fez para reconstruir os muros. E escreva todos os desafios e oposições que ele enfrentou;
  • Você costuma planejar suas atividades? Experimente planejar uma semana inteira sua rotina. Anote todos os compromissos e horários e busque cumprir tudo pontualmente;
  • E sobre seus planos, costuma orar pedindo o direcionamento a Deus? Tire um período de oração e apresente seus planos a Deus e busque saber se eles estão de acordo com o propósito de Deus para a sua vida.

Oração

Pai! Tenho agido muitas vezes sem planejar, sendo impulsivo e despreparado. Sem contar que muitas das vezes não o consulto sobre a tua vontade para minha vida. Peço perdão por minha falta de planejamento e desorganização, sei que és Deus de princípios e ordem. Ajuda-me a me preparar antes de executar qualquer obra e a alinhar meus planos aos teus. Amém.

Escrito por Lucas Filipe Klann

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet