“Mais as coisas que para mim eram consideradas como ganho, reputei-as como perda por Cristo.” — Filipenses 3:7 BKJ
Quem não gostaria de ter um amigo como o Apóstolo Paulo? Receber seus conselhos e ter as suas orientações, um amigo preocupado com seus amigos que mesmo na prisão muitas vezes, ferido e machucado, fazia questão de enviar cartas para consolar e dar força. Ele não focava em suas mazelas, mas no propósito para qual havia sido chamado por Cristo. Esse foi o privilégio que os Filipenses tiveram e pela graça de Deus, nós também.
E nessa parte da carta no capítulo 3, ele chama a atenção de seus amigos para unidade, pois sentia que eles estavam sendo seduzidos a voltar a se prenderem as leis dos judaizantes, e isso faria com que eles se afastassem do real propósito que era viver uma vida moral interior que expressa-se o significado do que é ser seguidor de Cristo.
“Tentem pensar como Cristo Jesus pensava. Mesmo em condição de igualdade com Deus, Jesus nunca pensou em tirar proveito dessa condição, de modo algum. Quando sua hora chegou, ele deixou de lado os privilégios da divindade e assumiu a condição de escravo, tornando-se humano! E, depois disso, permaneceu humano. Foi sua hora de humilhação. Ele não exigiu privilégios especiais, mas viveu uma vida abnegada e obediente, tendo também uma morte abnegada e obediente — e da pior forma: a crucificação.” (Filipenses 2: 5–8)A mensagem
E o alerta que o Apóstolo Paulo faz ao cita como exemplo uma pessoa que foi criado na lei e por ora fariseu, aos seus olhos era um fiel defensor de Deus, que se tornou um perseguidor da igreja, mas ao conhecer a Cristo, ele desejou ser como Cristo e renunciou seu status e privilégios, para se tornar um servo e participar de seu amor sofredor e sacrificial, na esperança de viver eternamente ao Seu lado.
Todavia o alerta de Paulo é tão prático para nossos dias como foi para os Filipenses que é: não devemos pautar a nossa vida por outro padrão a não ser o de Cristo, o que realmente importa é a nossa entrega de corpo e alma para esse Presente Celestial que recebemos como discípulos, nosso anseio seja ter Cristo vivendo em nós, tornar-nos pequenos Cristos e se necessário sofrer o que Ele sofreu, para estarmos junto d’Ele eternamente quando aqui findarmos, esse deve ser nosso alvo de vida.
Desafios
- Reflitamos juntos: Que padrão de vida estamos seguindo? Leia Filipenses Capitulo 3:1–11;
- Quais têm sido nossos desejos e objetivos? Estão alinhados com os propósitos eternos?
- O que você deixaria de fazer e o que começaria a fazer com foco Eterno?
Oração
Meu Pai Amado, como tua palavra é maravilhosa, as vezes passamos por ela tão rapidamente e perdemos as belas lições que o Senhor tem a nos ensinar. E assim como Paulo, quero renunciar a tudo que não lhe agrada, pois quero estar ao seu lado Eterno, mesmo que aos meus sentidos, eu venha sofrer por isso, mas se for para ter o privilegio de ressuscitar ao seu lado para sempre. Eis me aqui!
Escrito por Ana Paula Nascimento