Quando as lágrimas vêm

UMADBRU
2 min readSep 16, 2021

--

“Choro por todas essas coisas, lágrimas correm por meu rosto. Não resta ninguém para me consolar, estão longe os que poderiam me animar…” (Lamentações 1.16)

Ah as lágrimas! Elas geralmente surgem sem nosso consentimento. Resultado de emoções não programadas. Mas as lágrimas resultantes da dor ou de uma tristeza profunda são as que ninguém de fato deseja. Jeremias, o autor do relato acima, descreve o que bem pode ser o que o meu ou o seu coração poderia estar sentindo ou já sentiu. Aquela dor no peito mais forte do que podemos suportar, parece que nossa alma sufoca. Nade parece que irá nos salvar de tamanho sofrimento.

Jeremias está contemplando as cinzas da sua cidade, tudo está destruído, Deus permitiu que os babilônicos arrasassem Jerusalém, queimassem e destruíssem tudo e levassem o povo cativo. O profeta afirma: Meus filhos não têm futuro.

Num diálogo com Deus, podemos contemplar o estado de espírito de Jeremias:

“Chorei até que não tivesse mais lágrimas; meu coração está aflito. Meu espírito se derrama de angústia, quando vejo a calamidade de meu povo. Crianças pequenas e bebês desfalecem e morrem nas ruas.” (Lamentações 2.11.)

Que desespero. Sem perspectiva de um alívio o profeta grita amargamente: É o fim! (Lamentações 3:54) E se derrama em lágrimas pela sua amada cidade. Mas então tudo muda. Jeremias no versículo 55 do capítulo quatro nos mostra uma reviravolta:

“Mas, lá do fundo do poço invoquei o teu nome, Senhor. Tu me ouviste quando clamei. [..] Sim tu vieste quando clamei e disseste: Não tenha medo” (Lamentações 3.55–57).

Sim, o Senhor o ouviu e viu as suas lágrimas, Ele se importou com o abismo que a alma do profeta estava enfrentando e foi ao encontro dele. Não o desamparou, ficou ao seu lado. Tudo parecia perdido, era o pior cenário possível, mas Deus estava com ele! Ele sempre está conosco, mesmo quando nossas lágrimas insistem em rolar e nossa alma em pedaços só consegue lamentar, nosso Pai continua ao nosso lado!

Desafios

  • Nesse dia separe um tempo e leia o livro das lamentações de Jeremias (são somente 5 capítulos!), é o grito de uma alma aflita, e veja como Deus ampara seu filho, mesmo em meio a dor;
  • Ouça a canção: Sem palavras — da cantora Vanilda Bordieri.

Oração

Pai, meu coração dói, minha alma está aflita e as lágrimas insistem em vir rolarem pelo meu rosto, preciso do teu amparo, necessito de Ti, somente Tu podes consolar meu coração! Mesmo em dor, louvo o Teu nome porque sei que és aquele que nos ouve e nos consola! Nunca nos desampara! Em ti coloco minha confiança e deposito minha fé! Te amo!

Escrito por Lucas Klann

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet