Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. — Marcos 12:30
Todos nós conhecemos de cor e salteado os dois principais mandamentos. A princípio parecem fáceis de cumprir, porém não são. Amar o Senhor de todo o nosso coração, alma, entendimento e forças não é algo trivial, isso requer tudo de nós. Por isso a vida de um cristão autêntico é repleta de renúncias.
Quando não cumprimos o primeiro mandamento nosso foco está em tudo, menos em Cristo. Existe uma citação de Calvino que eu gosto muito e ela é a seguinte: "O coração do homem é uma fábrica de ídolos".
O ser humano nasceu com o anseio de adorar, porém se a nossa adoração não for direcionada a Deus, será direcionada a algum outro "deus", talvez para as redes sociais, jogos, dinheiro e até mesmo para o ministério, sim! Vemos isso na passagem de Maria e Marta, Maria estava aos pés de Jesus, enquanto Marta estava muito preocupada no ministério de servir. Ela estava dando o seu melhor, porém focou tanto no serviço que acabou esquecendo o mais importante.
E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;
E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. (Lucas 10:41,42)
Não estou dizendo que você não deve servir, mas sim que qualquer foco que não seja Cristo acaba gerando ídolos no nosso coração. Todas as outras coisas, assim como servir com amor, devem partir de um lugar de foco total nele.
Que o nosso foco venha estar em Cristo, só ele merece 100% da nossa audiência!
Desafios
- Identifique os ídolos da sua vida;
- Decida renuncia-los, faça o que for preciso para extirpa-lo da sua vida;
- Passe mais tempo aos pés de Jesus.
Oração
Jesus, que eu te ame com todo o meu coração, alma, forças e entendimento. Me ajude a expulsar de mim toda a idolatria que possa existir dentro de mim, para que assim, o Senhor reine por completo sobre a minha vida. Amém!
Escrito por Jonas Araldi