Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. — Efésios 6:12
Assim como o próprio versículo já diz, a nossa luta nunca foi e nunca será contra as pessoas. O que acontece geralmente é que, muitas vezes existe uma pessoa que você "não vai com a cara", um colega de trabalho que não te cumprimenta e sempre fecha a cara para você, um colega da escola ou faculdade de te trata com indiferença, e até mesmo um irmão da igreja que te julga só pelo olhar. É muito fácil olhar para esse tipo de pessoa e encara como inimigo, quando na verdade deveríamos tentar nos aproximar dessas pessoas, demonstrando amor, bondade e todos os demais "gomos" do fruto do Espírito.
Mas se as pessoas não são nossas inimigas, quem realmente são nossos inimigos?
Podemos dizer que é todo o mundo espiritual que está do lado de satanás. Todos os espíritos imundos que acabam influenciando as pessoas a se tornarem as piores versões delas mesmas. O nosso inimigo é muito astuto e pode influenciar pessoas que estão a sua volta para atribular você. Por isso é bom estamos totalmente vestidos com a armadura que Deus deixou para nós e permanecermos firmes e fortes nessa batalha.
Um exemplo de quem soube lutar contra o inimigo certo foi Daniel. Ele tinha todos os motivos para odiar os que tornaram o seu povo cativo, mas ao invés disso, vemos um homem que sabia quem era seu inimigo, ele perseverou em oração por 21 dias até receber sua resposta. Enquanto ele orava, estava acontecendo uma guerra espiritual sendo travada nos ares.
Por fim, lembre-se: Não gaste suas forças lutando contra as pessoas, mas batalhe no âmbito espiritual através da oração, jejum e meditação da palavra.
Desafios
- Repense quem são seus verdadeiros inimigos;
- Trate a pessoa que não vai com a sua cara de uma forma amorosa e bondosa;
- Leia Romanos 12:21.
Oração
Senhor, sei que facilmente sou capaz de encarar pessoas como meus inimigos. Me faça enxergar essa situação de outra forma, me faz enxergar elas como pessoas que precisam ser alcançadas pela graça de Deus. Amém!
Escrito por Jonas Eduardo Araldi