Robert Raikes — O Jornalista que fundou a EBD

UMADBRU
3 min readMay 22, 2021

--

Lembram da famosa Revolução Industrial que estudamos na escola? Pois é, essa história se passa durante aquele período.

Domingo, outubro de 1780. Ao tentar se concentrar para escrever o edital que seria direcionado ao jornal da cidade, o jornalista Robert Raikes é interrompido pelos gritos e brigas em meio as brincadeiras das crianças que se divertiam na rua.

A cidade era Gloucester, localizada no centro-oeste da Inglaterra, polo industrial com grandes fábricas têxteis, onde as crianças trabalhavam seis dias por semana ao lado de seus pais. Não havendo escolas públicas, as crianças mais carentes não tinham acesso aos estudos, aproveitando o domingo para se divertirem enquanto os pais descansavam.

Ao observar de sua janela, Raikes sente-se inconformado com a situação, e ao retornar para sua mesa, deixa de lado o edital ao qual escrevia sobre a reforma das prisões, e passa a escrever sobre as crianças e a falta de ensino. Neste momento um senso de inconformismo atinge seu coração e o desperta a agir.

Resumindo, Raikes procura ajuda de mulheres que pudessem auxiliar em seu projeto, dispondo-se a dar aula as crianças. Sua visão humanitária o levava a fazer campanhas para arrecadar materiais escolares, agasalhos, mantimentos e etc. Na época, muitos acusadores se levantaram contra Raikes, chamando-o de “profanador do domingo” por estar usando um dia sagrado, mas isso não o parava.

No início, as aulas aconteciam nas praças ou casas particulares, até chegar as igrejas, onde os líderes compreenderam a visão de Raikes e iniciaram as classes bíblicas dominicais, João Wesley foi um deles. Não demorou muito para a visão se propagar por todo o país, chegando a 250 mil alunos. Até o ano de sua morte, em 1811, a Escola Dominical já havia ultrapassado os 400 mil alunos matriculados.

O saudoso Pr. Antônio Gilberto destacou certa vez: “Mal sabia Raikes que estava lançando os fundamentos de uma obra espiritual que atravessaria os séculos e abarcaria o globo, chegando até nós, a ponto de ter hoje dezenas de milhões de alunos e professores, sendo a maior e mais poderosa agência de ensino da Palavra de Deus de que a Igreja dispõe”.

A. S. London afirmou a importância da EBD: “Extinga a Escola Bíblica Dominical, e dentro de 15 anos a sua igreja terá apenas a metade dos seus membros”.

Desafios

Finalizamos hoje esta série de devocionais incríveis. Agora por um momento, pare e reflita:

  • O que move seu coração? O que o deixa inconformado? O que faz seu coração chorar? Tem uma frase que diz: “Um chamado nasce quando algo o deixa inconformado”. O seu inconformismo é um despertar de Deus em seu coração, não deixe esta chama se apagar, mas invista tempo em oração, pedindo direção ao Espírito Santo.
  • Aproveitando… convido você que ainda não faz parte da grande Escola Bíblica Dominical, para participar. Você estará investindo em você, com direito a recompensas eternas.
  • Leia mais sobre a história deste grande visionário e como a EBD chegou até nós: http://www.escoladominical.com.br/home/historia.html.

Oração

Pai, assim como despertasse no Raikes um espírito de inconformismo, traz em meu coração este sentimento. Me direciona através do Teu Espírito, quero viver o chamado que tens para mim nesta terra, e ser um(a) agente transformador(a) de Cristo na sociedade. Amém!

Escrito por Rayssa Grignani.

--

--

UMADBRU
UMADBRU

Written by UMADBRU

Post e devocionais da UMADBRU

No responses yet