E “não pequem ao permitir que a ira os controle”. Acalmem a ira antes que o sol se ponha, pois ela cria oportunidades para o diabo. — Efésios 4: 26-27 NVT
Você já perdeu a cabeça por algo que lhe fizeram ou até mesmo por um erro pessoal? Isso se chama ira pecaminosa. Nós devemos diariamente se despir da justiça própria que alimenta essa ira e nos vestirmos do espírito manso (calmo).
O perigo de pecar nessa área é dar uma oportunidade para o diabo nos ferir ou atingir de alguma forma. Ser dominado pela ira e ter a atitude de tolo, e as consequências podem ser altíssimas, inclusive com a vida. Quantas brigas e mortes de trânsito, em jogos de futebol poderiam ser evitadas se um dos envolvidos tomasse a atitude de se despir da ira e assumisse a atitude de pacificador.
Nós cristãos cremos, que por meio do Espírito Santo, somos totalmente capacitados a lidar com qualquer tentação e vencê-la. O fruto de um genuíno relacionamento com Deus é o fruto amor, que repercutirá na longanimidade, paciência, mansidão e etc.
Por isso, não permita que suas vontades, desejos, ou melhor, que sua justiça própria o domine. Mas deixe ser dominado por Aquele que mesmo sendo acusado falsamente e morto, não abriu a boca. Tenha em mente que somos chamados a ir ao matadouro como ovelhas mudas, para que o mundo reconheça a quem pertencemos. Diante disso sofreremos escárnios, perdas, dor, sofrimentos, mas apenas estaremos seguindo nosso mestre.
Por isso lhe desafio a ter durante essa semana 3 atitudes práticas.
Desafios
- Diante de uma situação que sempre lhe tira do sério, com seus pais, amigos, vizinhos, esposa, filhos, não deixe a ira lhe dominar, mas derrame amor sendo um pacificador;
- Caso durante a semana você se deixe levar pela ira, vá até a pessoa envolvida e peça perdão;
- Anote todas as vezes que a ira vier à tona, e então avalie depois quais as consequências de se deixar levar ou se portar como Cristo.
Oração
Deus, eu sou pecador desde o ventre de minha mãe, e sei que meus sentimentos foram desalinhados com sua vontade. E no caso específico, a ira tem sido uma grande luta em minha vida, muitas vezes não a exponho, mas peco em meu coração. Por isso, peço a ti que me dê um coração amável, paciente, longânimo, como o Seu. Que eu venha confiar em sua justiça, pois somente Tu és o único justo. Perdoe-me e me ensine a me vestir do teu caráter. Amém.
Escrito por André da Silva