“Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.” — Hebreus 13.17
A vida na igreja não só é benéfica como também essencial para o discípulo, apesar de nós termos sempre a tendência de encontrar empecilhos para justificar uma vida fora da igreja, hora achamos defeitos nos líderes, hora é atrito com outros membros, hora é a liturgia que desagrada, enfim, somos peritos em achar problemas.
Os líderes ou pastores particularmente são os principais alvos da nossa insatisfação, pelo fato da simples exposição que a posição de liderança causa. Verdade seja dita, não há líder/pastor perfeito ou super-homem! Sim ele vai te desapontar e sim ele vai errar! Espere isso dele, caso ele acerte lembre-se que é graça de Deus. Todos nós somos sujeitos a essa verdade.
Contudo, a presença do pastor e do pastoreio é fundamental para nossa vida cristã. Pois eles são chamados e vocacionados por Deus para cuidar de mim e de você. Eles são ferramentas de Deus para o nosso aperfeiçoamento (Efésios 4.11–16). Até mesmo o que consideramos defeitos é, na verdade, uma forma de nos moldar e potencializar nossas qualidades.
Geralmente o que nos afasta dos nossos pastores são preconceitos que temos em relação a sua pessoa. É comum acharmos eles muito sérios ou superiores, mas na verdade os pastores se importam conosco e costumam responder de forma alegre nossa iniciativa de procura-los para aprender mais com eles.
Agora cabe a nós aprender a nos submetermos a autoridade deles, sendo discípulos ensináveis e não fardos para eles e para a igreja, o que acarretaria em prejuízos para nós mesmos, visto que temos o dever de seguir a paz com todos visando à unidade da igreja.
Desafios
- Procure seu líder/pastor, tenha uma conversa franca sobre de que forma você pode melhorar e contribuir mais para o crescimento da igreja;
- Se alguma vez algo dito ou feito pelo seu líder/pastor te magoou ou entristeceu, o procure e abra o jogo, peça perdão, busque romper com as barreiras, esse relacionamento é muito importante para sua vida espiritual;
- Um exercício fundamental que nos ajuda a enxergarmos nossos pastores com bons olhos, é o de orar por eles, inclua sempre em suas orações a vida e a família do seu pastor, ele e você precisam disso!
Oração
Pai. Obrigado por levantar pessoas para nos pastorear, pessoas que se importam e que se dedicam a nos ajudar. Louvo-te pelo meu pastor. Ensina-me a valorizar o pastoreio que recebo e a ser também um instrumento de edificação do teu reino. Amém!
Escrito por Lucas Filipe Klann