“… Davi respondeu: — Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, que mandou você hoje para me encontrar! Graças ao que você fez hoje e ao seu juízo, eu deixei de cometer um crime de morte e fui impedido de me vingar por mim mesmo ”. — 1ºSamuel 25.32–33
Conta-nos a Bíblia que certo homem chamado Nabal, que era muito rico possuidor de muitas ovelhas e cabras, tinha por esposa Abigail. Ele tosquiava a lã dos seus rebanhos na região do monte Carmelo e muitas das vezes seus empregados trabalhavam na companhia dos homens de Davi, e estes por muitas vezes lhe proporcionaram segurança e mantimentos.
Certa feita Davi enviou seus homens até Nabal, pedindo algum mantimento, contudo Nabal os destratou e ignorou seu pedido. O que acabou gerando ira em Davi. É nesse ponto da história que entra Abigail, que ao saber que Davi estava pronto a retaliar a grosseria de Nabal, age com muita sensatez, se humilhando perante Davi e aplacando a ira dele com mantimentos e sábias palavras. Ela assumiu toda a falha do marido e com perspicácia convence Davi que essa vingança só lhe traria prejuízo.
Ser uma pessoa sensata não é algo muito fácil, pois muitas das vezes envolve renunciar o orgulho e a vontade própria por um bem maior. É trocar o imediato e efêmero pelo futuro e duradouro. Isso exige de nós ações pensadas e equilibradas no lugar de gestos impulsivos e imaturos. É trocar o egoísmo pelo altruísmo.
Ser seguidor de Cristo e ser imitador dEle, a sensatez em pessoa, que ao ser provocado não revidou, ao ser caluniado não se defendeu, pois tinha plena consciência que seu sacrifício seria necessário para a salvação de todos. Abigail sabia que se colocar diante de um Davi irado, poderia ser perigoso, mas era o caminho certo a tomar e ela soube agir com equilíbrio e prudência, isso trouxe benefícios a todos, a Davi e seus homens que não precisaram usar suas espadas e arriscar suas vidas, a Nabal e seus homens que tiveram suas vidas poupadas. Até mesmo Abigail foi agraciada com sua ação sensata.
Desafios
- Reflita sobre suas ações nessa semana, anote em um papel quais delas prejudicaram alguma pessoa próxima de você? E Quais prejudicaram você? Tire alguns minutos e reflita de que outras formas você poderia ter agido de modo a não prejudicar ninguém?
- Leia a história de Abigail no capítulo 25 do livro de 1ºSamuel.
Oração
Pai! Sei que tenho sido insensato quando não reflito antes de agir, e que minhas ações muitas das vezes causam dor a mim e aos que me cercam. Por isso te peço que me ensines a ser sensato no meu modo de pensar, falar e agir. Traz prudência ao meu impulsivo coração e ensina-me a ser equilibrado como foi Abigail. Perdoa-me e me conduzas à sensatez.
Escrito por Lucas Filipe Klann