“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra.” (2ª Timóteo 3.16,17)
Todo mundo tem voz! Com o surgimento da internet nosso mundo passou por uma das maiores mudanças dos últimos séculos, agora todos podem falar. Temos acesso a todo tipo de conteúdo instantaneamente com um clique (ou comando por voz). Com tanta informação disponível e a facilidade de gerar conteúdo, nosso mundo se tornou um conglomerado de muitas vozes, mas qual delas é relevante e qual não é? Como saber se a “verdade” acessada é de fato a verdade?
Tudo passou a ser relativo e cada um escolhe sua verdade, a verdade que mais se encaixa no seu gosto. Achamos que sabemos o que de fato nos faz bem. Esquecemos que somos pecadores e estamos destituídos da glória de Deus (Romanos 3.23), ou seja, nossa tendência ao pecado quer tomar controle sobre nossas decisões e ideias.
Nosso anseio por andar segundo “nossos olhos”, é muito antigo, no Édem caímos e desde então, se não tivermos um guia, tateamos como cegos à beira de um precipício prontos para sermos engolidos pelo despenhadeiro pedregoso. Mas eis que há uma luz. O salmista já havia dado a letra: “lâmpada para os meus pés.. e luz que clareia meu caminhos… Essa é a tua Palavra” (Salmo 119.105). Os reformadores nos lembraram de que somente Ela poderia nos nortear, somente Ela seria a regra de fé, o manual oficial, a autoridade divina escrita!
Mais de 500 anos já passaram e devemos regressar para Ela; regressar para as sagradas escrituras, aquelas que têm vida e geram vida! Aquelas capazes de corrigir nosso rumo, ajustar nosso alvo e nos moldar ao padrão do caráter do Filho de Deus. Que a voz que venhamos a dar ouvidos nesse mundo barulhento e cheio de informação, seja a da Palavra de Deus!
Desafios
- Se você nunca leu a Bíblia inteira, comece um propósito hoje mesmo. Busque planos de leitura que irão te ajudar a se organizar e leia todos os dias uma porção da Palavra de Deus;
- Leia o salmo 119 hoje e observe o prazer do salmista ao falar da Palavra de Deus.
Oração
Pai, sou grato por teres nos dado a tua Palavra, deixasse-nos um guia que não nos deixa ficar enganados. Obrigado por tamanho presente! Ajuda-me a ler e viver a tua palavra todos os dias, e que eu tenha prazer em meditar nas tuas escrituras! Perdão por não entender o verdadeiro valor que é ter a Escritura ao meu alcance todos os dias! Amém.
Escrito por Lucas Klann