Vocês são o sal da terra. Mas se o sal perder o seu sabor, como restaurá-lo? Não servirá para nada, exceto para ser jogado fora e pisado pelos homens.
“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. — Mateus 5:13,14
Todos nós já passamos por alguma experiência em que acabamos comendo algo sem sal, é realmente decepcionante. O cozinheiro pode até ter seguido a receita ao pé da letra, mas se não tiver salgado a comida o suficiente, toda a receita se torna um fracasso.
Nós somos esse sal, fomos chamados para fazer a diferença no prato que chamamos de mundo. Mas, se, por algum acaso, perdermos a nossa salinidade, por mais que tenhamos o título de "sal", não serviremos mais para nada, a não ser para sermos descartados.
Seguindo a mesma ideia da ilustração do sal, Jesus nos compara com a luz. A luz por sua vez só cumpre seu objetivo em um ambiente escuro, não faz sentido acender a lâmpada em um local iluminado pelo sol. Da mesma forma, ser crente na igreja é muito conveniente, o local já é iluminado por si só, mas a nossa real diferença é realmente percebida no nosso dia a dia, quando estamos no nosso trabalho, escola, faculdade ou em qualquer outro ambiente que chamamos de secular.
E assim como Jesus fala no verso 15, ninguém acende uma candeia e coloca ela debaixo de uma vasilha, porque não faria sentido algum.
A minha pergunta para você hoje é: o que tem te impedido de fazer a diferença? Por acaso é a vergonha? Se for, lembre-se que Deus não nos deu espírito de covardia, mas sim de ousadia (2 Timóteo 1:7). Está na hora de deixar essa luz brilhar nas trevas, deixe que o Espírito Santo resplandeça em você, ao ponto que até mesmo as mais simples atitudes preguem sobre Cristo.
Desafios
- Faça um teste, pegue alguma receita fácil de fazer e experimente não pôr o sal;
- Prove e tire suas conclusões;
- Se você possui um certo receio de evangelizar, escreva o versículo de 2 Timóteo 1:7 em algum lugar que você veja todos os dias.
Oração
Senhor, que eu venha fazer a diferença onde estou inserido(a), não deixe que eu me torne insípido ou esconda minha luz por conta da vergonha. Eu quero ser relevante onde eu estiver. Amém!
Escrito por Jonas Araldi