“Por isso não corro sem objetivo nem luto como quem dá golpes no ar.” — 1ª Coríntios 9:26 (NVT)
Paulo, ao escrever essa carta à igreja em Corinto, é brilhante em ilustrar como deveria ser a postura do cristão em meio sua jornada. Ele a compara a postura de um atleta. Há poucos dias aconteceu mais uma edição dos jogos olímpicos e lá estiveram muitos atletas que dedicaram anos de sua vida em prol de aperfeiçoar seus desempenhos de modo a se tornarem os melhores em suas respectivas modalidades. Durante seus treinamentos e competições, o que ficava claro é o foco que eles tinham, que era o de conseguir primeiramente se classificar para a final e depois alcançar uma medalha, sempre tendo a medalha de ouro como principal alvo.
A disciplina de um atleta muita das vezes contrasta, e muito, com a forma que decidimos viver nossas vidas. Muitas das vezes agimos mais como aquela canção popular, que diz: “Deixa a vida me levar, vida leva eu”, onde assumimos uma postura passiva, e sem objetivo, achando que assim nos tornamos imunes a fracassos ou decepções.
A verdade é que sem um objetivo, sem sujeitarmos nossas vidas a uma disciplina, sem termos prioridades nossas vidas navegarão rumo a lugar nenhum. Como discípulos de Cristo, temos nele nossa referência, Ele viveu nessa terra com uma missão bem definida e com uma postura alinhada a essa missão: salvar a humanidade. Todos os dias Ele agia em prol dessa missão, disciplinadamente Ele aproveitava cada minuto para se aproximar do alvo maior. E Ele conseguiu.
Precisamos definir nosso alvo e viver em direção a ele. Todas as nossas ações, hábitos e pensamentos devem estar alinhados a esse alvo. Precisamos intencionalmente nos disciplinar e condicionar nossas vidas a caminhar em direção ao alvo. Alvo esse que Paulo também nos ajuda a definir.
Faço tudo isso para espalhar as boas-novas e participar de suas bênçãos.
(1ª Coríntios 9:23)
Desafios
- Essa semana, falaremos sobre prioridades. Trata-se de um tema que requer muito empenho e disciplina de nossa parte. Gostaríamos que você colocasse seu devocional como uma prioridade essa semana, portanto invista tempo nele, converse constantemente sobre os assuntos compartilhados nele e convide mais pessoas para fazer essa série com você;
- Qual têm sido suas prioridades, faça uma lista das coisas que mais ocupam tempo durante sua semana, isso lhe dará uma boa ideia do que tem sido prioridade em sua vida.
Oração
Pai. Não quero mais ser passageiro da minha vida, quero direcioná-la para ti, quero caminhar em direção a Ti e levar outros a seguirem esse mesmo caminho. Perdão por muitas das vezes caminhar sem rumo e me perder em meio à jornada me afastando de Ti. Obrigado por sempre me mostrares o caminho. Amém.
Escrito por Lucas Klann