“Tu mudaste o meu choro em dança alegre, afastaste de mim a tristeza e me cercaste de alegria. Por isso, não ficarei calado, mas cantarei louvores a ti. Ó SENHOR, tu és o meu Deus; eu te darei graças para sempre.” — Salmos 30.11–12.
Temos passado tempos difíceis e delicados, mas como o próprio Deus disse, “No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16.33). Esta pandemia atingiu todas as nações da terra, até mesmo as maiores economias. Isso nos prova que, seja ciência, poder econômico ou político, todos recursos humanos que temos em mãos, são insuficientes, e que necessitamos buscar o socorro de Deus.
Por outro lado, foi um ano que em diversas situações tivemos que nos reinventar, buscar novas maneiras de nos conectar, administrar o tempo, ser criativo e inovador, mas acima de tudo, buscar ainda mais a presença de Deus.
E este é um dos pontos que o Salmo 30 nos ensina hoje. A vida é repleta de fases, e jamais podemos desprezar a presença de Deus. Os momentos de prosperidade e paz, fizeram com que o salmista pensasse que nunca iria sofrer mal algum. Mas há lições que só aprendemos quando as enfrentamos.
O escritor estava doente e prestes a morrer, não havia recurso terreno para ele, então ele ora. Sua oração seguida de choro e súplica o torno mais humilde. Com o surgimento da enfermidade ele percebe o quão frágil e dependente era.
Ao fazer um voto ao Senhor, obteve a vitória e foi salvo da morte. Como ações de graça, ele se compromete a louvar ao Senhor continuamente. Seu choro se transformou em danças de alegria, não há cansaço, nem timidez que o impeça. Assim como prometeu, vai louvar ao Senhor para sempre!
A segurança terrena é incerta, somente em Deus há refúgio seguro, pois Ele é a rocha eterna. Seus juízos são atos de amor que visam sempre o nosso melhor, mesmo que não os compreendamos. Portanto, não importa o quão difícil seja a situação, lembre-se que ela é passageira, momentânea. Se você crê, Deus encherá seu coração de alegria, e a dor será sanada.
Desafios
- Leia e medite no Salmo 30;
- Aproveite este momento de final e começo de um novo ano, com um propósito de falar a alguém desse amor que é capaz de transformar choro em alegria;
- Como discípulo, comprometa-se a compartilhar os devocionais diariamente a outras vidas que precisam ser alcançadas por Cristo.
Oração
Pai, hoje quero agradecer-te por todos os livramentos que tens me dado, só Tu és meu socorro bem presente na hora da angústia. Grata sou pois tens me moldado em meio as adversidades da vida. Quero a cada dia resplandecer a alegria que só em Ti encontrei.
Escrito por Rayssa Grignani