Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. (Salmos 51:17)
Esse é de longe um dos meus Salmos preferidos, nele podemos ver o arrependimento de Davi, que por mais que tivesse recebido o título de homem segundo o coração de Deus, pecou feio e precisou se arrepender do pecado que praticou.
Nesse Salmo podemos perceber a angustia de Davi de tal forma que ele implora a Deus para que o Espírito que estava nele não fosse embora.
Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. (Salmos 51:11)
Davi entendeu que por mais que o que ele havia feito pudesse lhe trazer prazer, este prazer era momentâneo e jamais seria superior ao prazer que temos de sentir a presença de Deus e de sermos morada do Espírito Santo. Saul por mais que tenha pecado de uma forma mais leve (se é que podemos falar assim), não tinha o mesmo coração que Davi, um coração quebrantado e contrito, que é o tipo de coração que Deus não despreza.
Davi também não esconde o que está sentindo e esse é um dos segredos de Davi, em vários Salmos podemos ver que ele realmente falava com Deus de corpo, alma e espírito.
Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei pela salvação que há na sua presença. (Salmos 42:5)
Inclina, SENHOR, os teus ouvidos, e ouve-me, porque estou necessitado e aflito. (Salmos 86:1)
Não sei se o seu caso é parecido com o de Davi nesse momento, mas caso seja, lembre-se que Deus é riquíssimo em misericórdia e que perdoa até o pior dos pecadores.
Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; (Efésios 2:4–6)
Desafios
- Leia o Salmo 51 por completo e medite;
- Caso tenha pecado, ore esse Salmo e siga o conselho que Jesus deu a mulher que foi pega em ato de adultério: “Vá e não peques mais”.
Oração
Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo.
Escrito por Jonas Araldi