E se cumpriu a Escritura, que diz: “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi atribuído para justiça”, e ele foi chamado amigo de Deus. — Tiago 2:23
No livro de Gênesis no capítulo 12, traz o registro histórico. Deus chama Abrão para ser precursor de seu povo, Israel. E para que ele e sua família fizessem parte do seu plano de redenção da humanidade.
O início do relacionamento deles se dá com uma ordem nada fácil: deixar tudo e partir para uma nova e rica terra, onde deveria habitar. Esse relacionamento íntimo, pessoal, de Abraão com Deus o capacitou a ouvir a voz divina e a compreender claramente a ordem “sai da tua terra” (Gênesis 12.1).
Como um pai zeloso, Deus demonstrou que estaria com ele e apesar da idade, setenta e cinco anos, Abrão não questionou a Deus, não contestou e não alegou canseira. Saiu para o desconhecido com fé inabalável no seu Deus.
Em sua longa caminhada, chegou à terra prometida e depois passou pelo Egito, onde enriqueceu e aumentou seus rebanhos. Diante disso, o caminho escolhido por esse servo do Senhor foi o da obediência. Sua atitude demonstrou a sua fé em Deus, pois ela não estava firmada naquilo que poderia ver ou até compreender, mas na palavra de seu Senhor.
Esta história nos ensina que intimidade, obediência e fé em Deus são fatores determinantes para agradar ao Senhor. E nós, como agimos quando Deus nos ordena uma caminhada pela fé? Será que estamos sendo obedientes? Nós estamos nos tornando íntimos de Deus a ponto de ouvi-lo? Ele espera que nosso relacionamento com ele seja íntimo e estejamos prontos a obedecer quando nos fala por meio da Palavra e do seu Espírito Santo. Pois fé, obediência e intimidade é a junção perfeita que agrada a Deus.
Desafios
- Leia o livro de Gênesis 12: 1–9;
- Faça uma análise, das vezes que você desobedeceu a Deus, e reflita o quanto foi ruim essa experiência.
- Agora faça uma análise, das vezes em que você obedeceu, e colocou a fé em prática, confiando em Deus.
- Leia também: Hebreus 11:6; Deuteronômio 5:29; Lucas 6:46–49; Hebreus 10:19–22; Salmos 51:10–12;
Oração
Amado e soberano Deus, que minha vida seja em prol da sua obediência. Que minha fé se torne inabalável e minha intimidade com o senhor se fortaleça a cada dia. Que eu possa seguir o exemplo de Abrão a ponto de ser chamado de seu amigo. Amém!
Escrito por Arony Soares